Cientistas dizem ter descoberto gene da obesidade

114

obesidadeUm gene chamado KLF14, ligado à diabetes tipo 2 e aos níveis de colesterol, foi apontado por cientistas britânicos como sendo o gene da obesidade, segundo o periódico britânico Daily Mail.

Os pesquisadores da King’s College London analisaram mais de 20 mil genes em amostras de tecido gorduroso de 800 britânicas e descobriram que o gene KLF14 controla a distribuição de gordura nos tecidos. O fato foi confirmado com a análise de outras 600 amostras de gordura de pessoas da Islândia. O estudo destacou que a gordura tem papel fundamental na possibilidade de desenvolver doenças metabólicas como obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

A descoberta possibilitará a criação de medicamentos para regular o KLF14 no organismo. “Esse é o maior estudo que mostra como pequenas mudanças em um gene regulador líder pode causar uma cascata de efeitos e outros genes metabólicos”, contou Tim Spector, líder da pesquisa.

Acredita-se que um a cada dez adultos em todo o mundo seja obeso. A obesidade dobrou a partir dos anos 80 e se tornou um problema de saúde pública que leva os governos a gastarem bilhões todos os anos. O problema fez ainda com que a diabete tipo 2 crescesse em níveis epidêmicos. Por isso a importância da pesquisa sobre o gene da obesidade. “O KLF14 parece agir como um líder, controlando os processos de conexão que mudam o comportamento da gordura subcutânea e distúrbios nos músculos e fígado, que contribuem com a diabetes e outros males”, destacou Mark McCarthy, da Universidade de Oxford, participante da pesquisa.

Agência Brasil

Fundação Cristiano Varella 728

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui