Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 se reúne para avaliar ações

204

Na manhã desta sexta-feira (12), o Comité Municipal de Enfrentamento a Covid-19 se reuniu para avaliar sobre as ações realizadas no município de combate a pandemia. Durante a reunião também foram avaliadas propostas de retorno de aulas da rede privada para ensinos fundamental II (6º a 9º ano), médio e superior a pedido do Colégio América e Unifacig, além de cursos técnicos oferecidos pelo Sebrae, Senar e Senac, como também o curso de teologia da Igreja Batista do Calvário. Houve também a avaliação de um pedido do Sebrae para a realização de um processo seletivo pendente.
Em um primeiro momento foi apresentado aos participantes do Comitê os números relativos ao cenário da pandemia no município e por parte do Hospital César Leite. A equipe de Vigilância Epidemiológica também apresentou os números relativos a vacinação contra a Covid-19 e informar que os trabalhadores da saúde em geral e os idosos acima de 90 anos irão ser vacinados nessa segunda etapa.
Após esse informativo, foi aberta a palavra ao diretor da Unifacig e Colégio América, Thales Reis Hannas, onde ele propôs a volta das aulas dos ensinos fundamental II (6º a 9º ano), médio e superior. O diretor informou que já apresentou um protocolo sanitário a Vigilância Sanitária do município e destacou a portaria do MEC nº 1.038, de 17 de dezembro de 2020 que prevê a volta das aulas no ensino superior a partir de março e, que o Minas Consciente também prevê a autorização do retorno.
A representante das instituições superiores Lidiane Kohler pediu a palavra e pontuou que a sua posição é contrária a este retorno, principalmente do ensino superior. “Quero informar ao comitê que essa proposta, parte unilateralmente da Unifacig. Em nenhum momento, como representante das instituições superiores no comitê, eu fui consultada ou chamada para nenhuma reunião para participar desta decisão. Informo que somos contrários a essa proposta, por conta do grande número de alunos provenientes de outras cidades. O ensino superior consegue manter o ensino por meio remoto, exceto as aulas práticas”, disse Lidiane Kohler.
O presidente do comitê, Roberto Fully, completou que a portaria do MEC também prevê que cabe ao município autorizar este retorno segundo o cenário da pandemia em seu território. A Secretária de Saúde Ana Lígia de Assis Garcia, disse que a equipe técnica da Saúde é contrária a este retorno, sugerindo uma nova avaliação desta proposta em outra oportunidade, o que foi acatado pelo Comitê.
O Comitê também decidiu avaliar as outras propostas apresentadas em outra oportunidade e após cada setor apresentar um protocolo sanitário de funcionamento a Vigilância Sanitária. Ao final foi apresentado um vídeo ao Comitê sobre a Operação Carnaval da Prefeitura em conjunto com as Polícias Militar e Civil, para inibir e punir aglomerações durante o feriado.

Secom Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui