COVID-19: fiscais de Manhuaçu participam de treinamento sobre o Minas Consciente

129

Com a recente adesão de Manhuaçu ao Programa Minas Consciente, autorizada pelo Comitê de Prevenção ao COVID-19 na última sexta-feira, 08/05, foi disponibilizada capacitação para os fiscais que atuam junto ao comércio da cidade para aprofundamento das determinações previstas no documento elaborado pelo Governo do Estado.
O treinamento para as equipes foi realizado já nesta segunda-feira, 11/05, no salão do Paço Municipal, sendo conduzido pelo Secretário M. de Fazenda, Claudinei Domingues Lopes.
No encontro, a Prefeita Cici Magalhães ressaltou que a Administração Municipal e o Comitê de Prevenção ao COVID-19 sabem da necessidade do funcionamento do comércio e da prestação de serviços, e, principalmente da preservação da vida e saúde da população. ‘Os decretos publicados são dinâmicos, com a plena observância dos dados estatísticos de propagação ou do esperado recuo do número de pessoas suspeitas/ contaminadas no município. Esta análise periódica é fundamental para que o comitê determine as modificações constantes nos decretos sobre o comércio em geral.
‘Esperamos que esta pandemia passe, para que a vida no município e nos outros lugares se normalize. Mas, não podemos arriscar. Semana passada, estávamos com oito dos dez respiradores sendo usados pelos pacientes. Isto é muito sério. Queremos contar com o apoio de toda a população, especialmente os comerciantes, para que possamos atender as determinações do setor de Saúde, com segurança’, refletiu a Prefeita.
Também presentes ao treinamento, os Secretários Flânio Alves (Meio Ambiente), Maísa Damasceno (Educação) e Dra. Karina Gama dos Santos Sales (Saúde), além da Coordenadora de Vigilância Sanitária, Ana Paula Teixeira.
Na semana passada, as equipes de fiscalização foram reforçadas com a disponibilidade de mais 50 fiscais atuando nas ruas da cidade e nos distritos. Para esta força-tarefa extra, foram convocados servidores de diversos setores da Administração Municipal, que, acompanhados por Fiscais das Secretarias M. de Fazenda e de Saúde (Vigilância Sanitária), ampliaram os trabalhos realizados, com vistorias nos bairros, região central e baixada, entre outros locais.

 

 

 

MINAS CONSCIENTE

O programa “Minas Consciente”, do Governo do Estado, abrange uma série de estudos e critérios, principalmente sobre o funcionamento do comércio, que o município segue a partir de agora.
Manhuaçu compõe a macrorregião Leste do Sul, e, atualmente, encontra-se na ‘onda branca’ – referência dada pelo Governo do Estado, que leva em consideração parâmetros técnicos da Secretaria de Estado de Saúde.
As ondas podem sofrer alterações ao longo do programa, dada a necessidade econômica, impactos da cadeia produtiva e, principalmente, a realidade vivida na pandemia e no sistema de saúde da região. Mais informações sobre o Programa Minas Consciente podem ser obtidas neste link: https://www.mg.gov.br/minasconsciente.
(SECCOM)

Fundação Cristiano Varella 728

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui