Dengue em MG, Informe Epidemiológico Nº5

1375

DENGUE- 07/04/10

  • Até o momento foram notificados 86.189 casos de dengue em Minas Gerais. Deste total, 31 já foram confirmados como sendo dengue hemorrágica, destes 6 são óbitos confirmados por dengue hemorrágica: 1 em Arcos, 1 em Frei Inocêncio,1 em Belo Horizonte, 1 em Paraopeba, 1 em Vespasiano e 1 em Nova Lima ( este último é um caso importado, a pessoa se infectou fora de Minas Gerais);
  • Existem outros 29 óbitos em investigação para dengue hemorrágica, sendo: 6 em Belo Horizonte, 5 em Carangola, 2 em Bom Despacho, 1 em Itaú de MInas, 1 em Martinho Campos, 1 em Contagem,  1 em Arcos, 1 em Ponte Nova, 1 em Caeté, 1 em Montalvânia, 1 em Itamarandiba, 1 em Paracatu, 1 em Ribeirão das Neves, 1 em Betim, 1 em Luz, 1 em Dores do Indaiá, 1 em Rio Casca, 1 em Timóteo e 1 em Ituiutaba**.( Este último é um caso importado)
  • Também foram notificados 93 casos de dengue por complicações, destes, 9 resultaram em óbito: 2 em Betim, 1 em Martin Campos, 1 em Arcos, 1 em Lavras, 1 em Moema, 1 em Bom Despacho, 1 em Salinas e 1 em Coroaci.
  • A partir do mês de novembro de 2009 o número de casos notificados de dengue começou a aumentar devido à ocorrência de situação entomológica favorável ao aumento de transmissão, causada pelo aumento da ocorrência de chuvas e da temperatura, consequentemente aumentando os índices de infestação do vetor da doença.
  • A FUNED comprovou a transmissão simultânea por diferentes sorotipos no Estado, através dos exames de isolamento viral: DEN-1, DEN-2 e        DEN-3 em 2008 e 2009, fato que  propicia o aumento da transmissão de dengue e aocorrência de maior número de casos na forma grave.
  • Nos 20 municípios com maior  número de casos notificados no Estado, temos o equivalente a 66,4% do total de casos.
Município Casos notificados
Belo Horizonte 22660
Contagem 3754
Ipatinga 3677
Coronel Fabriciano 3463
Curvelo 2924
Gov. Valadares 2396
Teófilo Otoni 2061
Betim 1736
Timóteo 1676
Sete Lagoas 1553
Ribeirão das Neves 1449
Paraopeba 1342
Santa Luzia 1115
Resplendor 959
Muriaé 933
Ituiutaba 922
Nanuque 750
Uberlândia 718
Cataguases 647
Caratinga 642
Total 55.377

Novidades sobre as ações do Estado para o enfrentamento da dengue

  • A SES lançou na última quarta-feira (24/03) uma força tarefa para o combate à doença. Trata-se de um esforço do Estado no sentido de apoiar os municípios com alto grau de infestação pelo mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue. O estado vai emprestar equipamentos, fornecer insumos e deslocar agentes de combate à doença para os municípios. Divinópolis, Luz, Iguatama, Curvelo, Buenópolis, Pompéu, Paraopeba já solicitaram a força tarefa e estão com ações programadas. Os municípios que necessitarem de reforço em suas ações de combate à dengue, devem solicitar à SES o envio dos agentes da força tarefa;
  • Os municípios com população abaixo de 100.000 habitantes são elegíveis para receberem a força tarefa, porém isto não será de forma imediata, pois a SES não pode intervir no município sem que exista uma manifestação de interesse por parte do mesmo.
  • Além dos critérios citados, a SES irá avaliar também se a transmissão é recente e qual a necessidade de agentes por município.
  • Importante lembrar que até o momento temos 54 municípios do estado em alta transmissão, conforme os critérios de definição abaixo.
  • Permeando todas essas ações, a SES está trabalhando com duas ferramentas de comunicação, uma dos anos 50 – a radionovela – e outra do século XXI, que é o jogo digital “Dengue Ville”.
  • O texto da radionovela foi criado e gravado pelo grupo de teatro Saúde em Cena e está disponível no site da SES, para que as emissoras de rádio se apropriem e multipliquem o conteúdo.
  • Já, o social game está na web desde o dia 16.03. Só nas duas primeiras horas de instalação recebeu quase 600 acessos. Até o momento, são 375.785 pessoas jogando o social game. Somente hoje, quase 78 mil usuários já entraram na página do joguinho.
  • A intenção do Governo de Minas, ao lançar mão dessa ferramenta inovadora é fazer com que o maior número possível de pessoas possa ter acesso a informações fundamentais sobre a prevenção ao mosquito da dengue. O jogo está disponível no Orkut e tem modelo semelhante ao do Farme Ville, usando o seu potencial de interação e cooperação entre os usuários.
  • Os eixos temáticos do Dengue Ville são
  • Combate aos focos da dengue.
  • Eliminação do mosquito.
  • Encaminhamento dos pacientes com dengue ao tratamento correto.
  • O jogo acontece em nove cenários diferentes: uma casa, uma área pública (bairro com rua/ casas/ praça/lote vago),  unidade básica de saúde, obra, hospital etc. Em cada um deles, o usuário recebe uma missão, como por exemplo: esvaziar garrafas e pneus, colocar areia nos pratos das plantas, cobrir caixas d’água, mobilizar os vizinhos, distribuir soro caseiro entre as vítimas da doença em um posto de saúde etc.

Acesse aqui a Análise de Dengue atualizada de Minas Gerais.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

4 COMENTÁRIOS

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui