Dois bairros de Cabo Frio terão reforço de vacinação contra meningite C

256

Para tentar evitar um surto de meningite meningocócica em Cabo Frio, na Região dos Lagos (litoral norte), será intensificada ao longo desta semana a vacinação nos bairros de Jacaré e Gamboa, onde foi registrada a maior parte dos casos da doença. De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe, estarão disponíveis 12 mil doses da vacina contra meningite do tipo C.

“A meningite meningocócica é muito grave, com taxa de letalidade [mortalidade] bastante elevada e, por acaso, lá [em cabo Frio] foi identificada a variante C, que é a mais comum no estado do Rio. Toda a população dessas duas localidades, com mais de 2 anos de idade, vai receber a vacina indicada para bloqueio de transmissão desse tipo de meningite. As crianças menores de 2 anos vão receber a vacina conjugada, que já está presente no calendário vacinal.

Só este ano, foram registrados em Cabo Frio dez casos da doença, com quatro mortes. No estado, 353 pessoas contraíram meningite meningocócica e 74 morreram.

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro, as meninges, e é causada por bactérias ou vírus. Existem diferentes tipos de meningite, sendo a meningocócica a forma mais grave. A bactéria pode ser transmitida pelo contato com fluidos da pessoa contaminada, por meio de tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Crianças entre 6 meses e 1 ano de idade são as mais vulneráveis.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui