Estado de São Paulo fará mutirão para testes de HIV

189

A Secretaria de Saúde de São Paulo começa amanhã (24) um mutirão para realizar 100 mil testes de HIV. A campanha Fique Sabendo visa a identificar precocemente a infecção pelo vírus da aids e a antecipar o tratamento dos soropositivos.

Segundo a secretaria, 500 dos 645 municípios paulistas aderiram à campanha, que termina no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids. Todos vão disponibilizar, gratuitamente, o teste de HIV em sua rede de saúde e orientar os funcionários sobre o mutirão.

Em 244 cidades, ainda haverá postos alternativos ou horários extras para a realização dos testes. Na capital paulista, por exemplo, em razão da campanha, o Centro de Testagem do Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/Aids ficará aberto das 9h às 16h no sábado (26). O serviço fica na Rua Santa Cruz, 81, próximo ao metrô Santa Cruz.

Dos 100 mil kits para exames disponibilizados para a campanha, 25 mil são para testes rápidos. Esses exames ficam prontos em cerca de 30 minutos. Assim, quem tiver o vírus detectado pode ser encaminhado imediatamente para acompanhamento médico.

A secretaria informou que 40 mil profissionais de saúde estarão envolvidos na campanha. O atendimento a quem fizer os exames será sempre individual e o sigilo é garantido.

 

Agência Brasil

Fundação Cristiano Varella 728

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui