FEBRE AMARELA: Prefeita e Secretária de Saúde concedem entrevista

251
Secretária de Saúde de Manhuaçu, Dra. Karina Gama dos Santos Sales e a prefeita Cici Magalhães

Desde que os casos de febre amarela começaram a ser notificados em Caratinga e Ipanema, a preocupação com a doença e a procura por vacinas cresceram. Com ação rápida da Administração de Manhuaçu, foi possível viabilizar vacinas para imunizar a população e, além disso, foram realizadas medidas de combate ao mosquito na zona rural.

O último boletim epidemiológico sobre febre amarela em Minas contabiliza 206 casos notificados da doença. Em Manhuaçu, há 14 pessoas internadas com suspeita de febre amarela. Três pacientes de Ipanema, que foram transferidos para cá, morreram.

ESTRATÉGIA

Segundo a Secretária de Saúde de Manhuaçu, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, em entrevista nesta sexta-feira, 20/01, desde as primeiras notificações foram iniciadas ações com a Vigilância Ambiental e medidas de imunização.

“Estamos seguindo as Notas técnicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES). No primeiro momento, priorizamos a vacinação nas áreas rurais, já que foram casos de febre amarela silvestre. Depois estendemos para a cidade por conta da necessidade do bloqueio. Essa mobilização foi muito importante para conseguirmos as vacinas que Manhuaçu precisa. Estive pessoalmente, após a solicitação da Prefeita Cici Magalhães, na sede da Secretaria e expusemos nossa demanda”, afirmou.

Para a prefeita Cici Magalhães, a antecipação foi uma estratégia importante. “A partir do momento que percebemos o surto nas outras cidades, começamos a tomar as primeiras medidas. Eu pedi ao nosso Secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, que olhasse Manhuaçu com uma atenção diferenciada. Além da nossa população, como centralizamos a região, temos uma população flutuante muito grande. Nossa preocupação foi trazer proteção para a todas as pessoas da cidade e também da região”, contou.

Foi criado um comitê gestor e mais de 30.000 doses de vacina foram enviadas para a cidade e distritos.

PREOCUPAÇÃO

Apesar do trabalho de imunização, a prefeita ressaltou a postura do Hospital César Leite que se antecipou e viabilizou leitos de emergência para atender aos pacientes.

“Estive com o Provedor Sebastião Onofre Carvalo e o diretor clínico Dr. Luiz Prata e tenho feito contatos com a secretaria de saúde. Estamos muito preocupados com relação a equipamentos. O HCL possui apenas uma máquina hemodiálise. Cada máquina só atende quatro pacientes. Temos 14 pacientes internados com suspeita da febre amarela, que podem precisar de hemodiálise. O HCL está tomando todas as medidas para evitar que venham a óbito, mas precisamos de equipamentos”, pontuou.

Outro tema tratado na entrevista são as ações para evitar que a febre amarela chegue à cidade.

“Temos uma reunião com o grupo gestor já que foram liberados recursos para medidas preventivas, como a limpeza e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti. Vamos ver a melhor maneira de aplicar em ações para que o vírus seja contido. A prefeitura não pode fazer tudo sozinha. Dependemos da ajuda da população, eliminando os focos em suas casas”, detalhou Cici Magalhães.

A Secretária de Saúde, Karina Gama, garantiu que as equipes das unidades de saúde estão preparadas para atender a todos. “Não é necessário passar a noite em filas. Todas as pessoas que precisarem de informação, estiverem com sintomas sugestivos de febre amarela podem procurar os PSFs ou a UPA”, informou.

Karina Gama também ressaltou que as medidas também são para intensificar a eliminação dos focos do Aedes Aegypti, já que o índice na cidade está em nível alarmante.

No encerramento da entrevista, Cici Magalhães agradeceu a toda a equipe de trabalho. “Quero agradecer a cada profissional de saúde das unidades pela dedicação, carinho, mesmo com a demanda alta, mas que estão se empenhando para atender a todos. Aproveito também para agradecer às equipes do SAMAL e da secretaria de Obras, que auxiliam na limpeza da cidade e distritos”, finalizou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui