Hemominas promove gincana entre escolas de Belo Horizonte

206

Durante o mês de outubro, a Fundação Hemominas promove gincana entre escolas públicas e privadas da capital. As instituições deverão mobilizar o maior número possível de candidatos a doação de sangue para comparecerem no Hemocentro de Belo Horizonte, localizado na Alameda Ezequiel Dias, 321, para doação voluntária de sangue. A iniciativa faz parte das comemorações dos 25 anos do Programa Doador do Futuro da Fundação Hemominas. O objetivo desta gincana é contribuir para a fidelização e desmistificação sobre o processo de doação de sangue, possibilitando ampliar as perspectivas de captar, fidelizar e multiplicar doadores.

Os doadores que as escolas conseguirem devem comparecer, do dia 1º a 27 de outubro, no Hemocentro de Belo Horizonte para realizarem a doação. Nos dias 28 e 29, a Hemominas fará a apuração das doações, e no dia 30/10 haverá uma confraternização no pátio do Hemocentro de Belo Horizonte. Na ocasião duas escolas serão premiadas nas categorias: mais criativa na divulgação e mais envio de candidatos à doação de sangue.

A responsável pelo setor de captação do Hemocentro de Belo Horizonte, Cíntia Callu, espera que a gincana seja um sucesso e contribua de forma considerável para aumentar o comparecimento de doadores na Hemominas. “Esperamos que a partir desse projeto, aumente o número de pessoas que se tornem multiplicadores da causa da doação de sangue, aumentando assim os doadores e o número de bolsas coletadas. As expectativas são as melhores”, finaliza.

Para a secretária da Escola Estadual Professor Francisco Brant, Marise de Jesus Torres, a ideia é diferente e propicia benefícios para a vida escolar. “Esperamos que essa gincana dê mais motivação aos alunos e funcionários na realização de suas tarefas no dia a dia, pois é algo novo. Além disso, promove uma melhor interação entre os membros de toda comunidade escolar”.

A principal motivação da gincana não é somente trazer mais doadores para os Hemocentros. Aliado a isso, está a ideia de formar cidadãos melhores; solidários e conscientes. “A importância da gincana Doador do Futuro é também a formação dos alunos; é desenvolver neles o sentimento de solidariedade. Criar a consciência nas crianças de que no futuro elas poderão doar sangue. Um gesto simples, mas que pode salvar muitas vidas”, afirma Sandra Regina Maia, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Hélio Pellegrino.

Programa Doador do Futuro

O Programa Doador do Futuro é um programa da Fundação Hemominas cuja proposta é estimular em crianças e jovens a consciência e responsabilidade quanto a uma futura atitude e sensibilização para o ato de doar sangue.

O programa, que neste ano completou 25 anos, desenvolve um trabalho educativo, desmistificando o processo e salientando a importância da doação voluntária de sangue. O resultado esperado é a mudança comportamental, trazendo reflexos positivos para toda sociedade. De dezembro de 2011 até 18 de agosto de 2012, foram realizadas 390 palestras em todo Estado. Foram 14.404 alunos das redes municipal, estadual e particular atendidos pelo Programa Doador do Futuro.

Agencia Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui