Manhuaçu: Campanha Novembro Azul na Praça

483

Mais uma vez, a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, renova o compromisso com cada munícipe, com a contínua ação do trabalho de conscientização à saúde, a importância da prevenção, sobretudo, as doenças que são consideradas um tabu para boa parte da população.

Campanha Novembro Azul na Praça

Esse mês, a campanha “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, visa exatamente despertar os homens sobre o Novembro Azul, que traz como proposta ampliar e melhorar o acesso da população masculina adulta aos serviços de saúde, fortalecer as informações sobre a prevenção e promoção aos cuidados essenciais à saúde do homem.

Campanha Novembro Azul na Praça

A campanha mundial Novembro Azul deve provocar a desmistificação da doença, excluir preconceitos, incentivar a realização de exames periódicos, e, ainda, orientar sobre os fatores de risco, cuidados com a saúde e desenvolver as ações de conscientização sobre o câncer de próstata.

Campanha Novembro Azul na Praça

Na data de 17 de novembro celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A cor azul oficial é usada como símbolo de combate à doença. Assim sendo, o Novembro Azul é o movimento que prioriza as ações de conscientização sobre a neoplasia.

Campanha Novembro Azul na Praça

Para sensibilizar toda a sociedade, sobretudo os homens, a Secretaria M. de Saúde, Atenção Primária, ESFs dos bairros Nossa Senhora Aparecida e São Vicente desenvolveram ações na quinta-feira, 21/11, no centro da cidade, a fim de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde, para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Campanha Novembro Azul na Praça

As equipes de agentes, sob a coordenação das enfermeiras Sandra Barbosa (ESF Nossa Senhora Aparecida) e Dávia Corredouro (ESF São Vicente), com a parceria dos estudantes de enfermagem da Faculdade do Futuro e do CEM, atenderam dezenas de pessoas, com aferição da pressão arterial, glicose e encaminhamento do pedido de exame PSA (Antígeno Prostático Específico). Eles também distribuíram folders informativos, sobre a importância de cuidar da saúde.

O morador Valdir Custódio Moreira, residente na Comunidade do Barreiro, aproveitou para aferir a pressão e medir a glicose. Segundo ele, há oito anos realizou o exame PSA e foi fundamental para o acompanhamento específico. “Acho importantíssima a ação e conscientização, sobretudo dos homens, que devem realizar exame preventivo”, disse.

Campanha Novembro Azul na Praça

 Para Gersoir Garcia, 71 anos, graças à realização do exame PSA foi possível detectar uma alteração na próstata. “Os homens precisam ter mais consciência e encararem com naturalidade o procedimento. A partir dessa ação pude descobrir algo e, torna-se fundamental nosso cuidado com a saúde. Ação dessa natureza deveria acontecer mais vezes, para conscientizar toda a população”, ressalta.

As ESFs estão intensificando as ações nas Unidades de Saúde com sala de espera, ações específicas, agendamentos, solicitação de exames e encaminhamentos quando necessário para avaliação médica.

Ass.Com.SMS

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Fundação Cristiano Varella 728

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui