Por que o excesso de peso é tão prejudicial?

182

Entenda os efeitos do excesso de peso no organismo e sua relação com o diabetes tipo 2.
1456

A maioria das pessoas com diabetes tipo 2 tem algo em comum: são pesadas demais. Na verdade, cerca de 90% das pessoas com essa forma de diabetes estão acima do peso.
Não é coincidência. O excesso de peso é o fator contribuinte mais importante para o seu desenvolvimento – e perder peso é o passo mais importante para controlar a doença (ou preveni-la). Mas o que o peso tem a ver com o diabetes?

Pense no excesso de gordura corporal como um contaminante em seu sistema de combustível. A glicose, o ou açúcar do sangue, é o combustível que fornece energia ao corpo. Normalmente, a glicose, que você obtém nos alimentos que ingere, não tem dificuldades para ir da corrente sanguínea até suas células. Mas a gordura corporal estraga o processo. Ela faz seu trabalho diabólico liberando substâncias chamadas ácidos graxos livres no sangue.

Os ácidos graxos livres têm pelo menos dois efeitos indesejáveis. Um é fazer com que as células ignorem a glicose e a deixem flutuando no sangue, e o diabetes é exatamente isso. O outro é fazer o pâncreas produzir menos insulina, hormônio do qual as células precisam para absorver a glicose. Juntos, esses efeitos tornam os ácidos graxos livres grandes vilões – e não só porque têm um papel importante no diabetes. A devastação que eles geram na absorção da glicose e na produção de insulina também contribui para colesterol elevado, hipertensão, triglicerídeos (outro tipo de gordura no sangue) altos e outros problemas que levam à doença cardíaca.

Perder peso é como limpar seu sistema de combustível para que você use a energia com mais eficiência. Quando menos gordura corporal você tiver, menos ácidos graxos vão circular em sua corrente sanguínea e mais baixa sua glicose vai ser.

Adaptado de The Natural Solution to Diabetes ­– Reader’s Digest

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui