Profissionais de saúde do Brasil estão reunidos em Belo Horizonte

167

Gerências de Laboratórios Centrais de 15 estados brasileiros estão reunidas, em Belo Horizonte, para discutir a plataforma do software de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL). A reunião está sendo organizada em parceria pelo Ministério da Saúde, Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Laboratório Central de Saúde Pública do Estado.

O programa tem como objetivo informatizar o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública das Redes Nacionais de Laboratórios de Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde Ambiental, possibilitando o gerenciamento das rotinas, acompanhamento das etapas para realização dos exames e relatórios epidemiológicos e de produção nas redes estaduais de laboratórios de saúde pública. Dessa forma, proporciona rastreabilidade e segurança na emissão dos resultados, além de interligar-se ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no envio dos resultados laboratoriais das doenças de notificação compulsória. O sistema é composto pelos módulos de Biologia Médica (Humana e Animal), Ambiental, Controle da Qualidade, Administrativo e Nacional.

Durante a reunião, os gerentes estão sendo treinados quanto às funcionalidades do sistema e trocando as experiências obtidas em cada localidade com o programa. A representante da Funed, Cristiane Mendes Pereira, do Serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas, foi uma das palestrantes do evento. “Até o momento a fundação tem tido muito sucesso no uso do GAL, por isso é importante repassar nossos conhecimentos para os outros laboratórios centrais”, explica.

 

Agência Minas

Fundação Cristiano Varella 728

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui