Saúde pública de Manhuaçu está passando por sérios problemas

211

Sus-manhuacu02/12/2003, nós não gostaríamos de estar publicando estas notícias, mas infelizmente Manhuaçu continua com sérios problemas e infelizmente parece que vamos ter que conviver com isso. A prefeitura está sem dinheiro, o prefeito tem que estar escolhendo as prioridades, a grana é pouca e não vejo a curto prazo solução. Como tudo gira em torno de política e como Manhuaçu esta sendo governado por um gestor contrário ao governador e não tem apoio de deputados que poderiam trazer recursos para Manhuaçu, cada dia que passa os problemas vão aparecendo e outros vão se avolumando. Segundo um engenheiro consultado por nós disse que para resolver os problemas das escolas municipais e das repartições que não tem sede própria a prefeitura necessitaria de no mínimo 50 milhões.

Outro grave problema é o da saúde do município, já está nas mãos da promotora denúncia de super faturamento, corrupção, desvio de conduta por compradores da prefeitura para beneficiar parentes e amigos. Hoje fomos chamados por moradores do bairro São Vicente para reclamarem e pedirem ajuda através da divulgação, eles alegam que o PSF do bairro está sem um médico diário, e que a enfermeira do PSF é quem atende no lugar do médico.

Segundo a enfermeira é verdade a falta de médico, eles recebem a visita de um médico 2 vezes na semana (quinta e sexta-feira) para os casos de urgência, mas que não poderia dar mais detalhes sem a autorização da Secretária da Saúde.

Os problemas são graves, o Secretário de Saúde Dr Gulivert e o prefeito precisam dar um basta nessa falta de responsabilidade, vamos dar conhecimento também ao Ministério Público do que estamos presenciando aqui.

Veja o que disseram alguns moradores e usuários do PSF São Vicente e tire sua conclusão dos fatos.

Quero deixar aqui a minha reclamação, pois estou grávida e necessito de um acompanhamento médico, e aqui no PSF não está acontecendo esse cuidado com os usuários.

Quando aparece algum médico para atender, ele quase nem fica muito tempo, atende só sexta-feira, isso quando vem. E só dá prioridade aos que precisam de receita médica ou os que estão quase morrendo.

Não posso deixar de falar que faço meu pré-natal com a enfermeira, mas ela é apenas uma enfermeira, não podemos apostar toda credibilidade em um médico quem dirá numa enfermeira.

Senhor Prefeito Nailton Heringer e Secretario de Saúde Dr Gulivert, por favor olhem o nosso lado, somos usuários e necessitamos de um atendimento médico digno, como o Sr. Disse em sua campanha política que iria fazer. Bruna Faria

maria-aparecidaQuero dizer que isso é um absurdo e uma falta de vergonha da Secretaria de Saúde de não querer enxergar isso.

Somos cidadãos e pagamos caro pelos impostos, e queremos que nosso direito seja respeitado e exercido. Não pedimos para passar mal em determinado dia, isso é imprevisível e é claro que não gostamos de nos sentir mal.

Quero apenas pedir em nome das pessoas que infelizmente precisam desse atendimento, se pelo menos eu tivesse condição financeira não procuraria o PSF. Maria Aparecida do Nascimento Assis

marly-de-souzaGraças a Deus não sou de precisar de atendimento no PSF, mas meu esposo é doente e usuário de medicamentos desse posto.

É lamentável essa situação, chegamos num ponto que achamos que não tem mais recursos, o prefeito e o secretario de saúde esqueceu-se de nós.

As agentes de saúde a maioria são mal educadas, nos tratam como se fosse obrigação, o posto em si está precisando de melhorias, e o fundamental, um médico competente para atendimento todos os dias.

Queremos apoio dos vereadores para olhar essa situação, não existem dia escolhido para se ficar doente, isso é de repente, e temos que sofrer com dores, pois a médica que está aqui só atende uma vez na semana e para casos urgentes. Marly de Souza Portes Assis

Além da falta do médico que já virou uma vergonha, um descaso com os cidadãos.

Gostaria que os remédios que temos que ir lá no SUS para buscar fossem mandados para cada PSF, por que tem pessoas que tomam esses medicamentos e que são impossibilitados de irem buscar.

Já que a Upa passou para perto do hospital, acho que eles deveriam colocar os remédios controlados aqui nos PSFS também. Ajudaria bastante. Maire de Fátima Sette

carmelita-forcinaSou idosa e tenho vários problemas de saúde, mas não posso contar com uma consulta neste posto, por que nunca tem médico.

Isso é uma falta de respeito com os idosos e crianças que mais necessitam de cuidados.

A enfermeira tem nos dado um suporte, mas ela não é médica. Muitas das vezes temos que passar por ela e só assim ela nos avalia se precisamos ou não de passar pelo médico. E isso não é resolvido assim não, temos que esperar por vaga e é somente uma vez por semana o atendimento do médico.

Meus filhos fizeram para mim um plano de saúde, mas sou aposentada e gasto com muitos remédios e nem sempre posso pagar uma consulta particular.

Essa situação precisa de melhorias, aqui é um bairro muito bom, com pessoas boas, mas está deixando a desejar por parte do prefeito Nailton Heringer e da secretaria da saúde um atendimento adequado por profissionais da área.

Queremos através dessa reportagem que sejam mobilizados toda a equipe do prefeito juntamente com o s vereadores, para resolver essa situação. Carmelita Forcina Ferreira, 75 anos

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui