SUS Manhuaçu começa a realizar exame de audiometria

511

Pela primeira vez, o Sistema Único de Saúde de Manhuaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a partir de segunda-feira, 1/04, um novo serviço à população. Os exames de audiometria visam avaliar a capacidade do paciente em ouvir sons e detectar possíveis transtornos da perda auditiva.

Assim, orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso. É um exame simples, indolor que exige a participação ativa do paciente e, que deve ser feito anualmente.

De acordo com a fonoaudióloga do setor de saúde auditiva, Karina Ferreira de Souza, a audição é um sentido de alerta, sendo considerado o sentido mais importante do corpo humano. “Por meio da audição podemos ouvir a buzina de um automóvel, ou um alarme de incêndio, por exemplo. Além disso, a audição é o principal canal pelo qual a linguagem e a fala são desenvolvidas. A perda dela pode acarretar déficit, em diversas áreas como a aprendizagem e socialização”, explica.

Não importa a idade. Cada vez mais é possível ver pessoas em faixas etárias diferentes, apresentando dificuldade em ouvir. O que se deve, em alguns casos, ao uso excessivo de fones de ouvido e, o não uso e Equipamento de Proteção Individual (EPI) em ambientes de trabalho com ruídos, bem como fatores hereditários resultantes de otites (inflamações no ouvido) de repetição e, o envelhecimento natural do ser humano, dentre outros fatores, também podem ser responsáveis pela perda auditiva.

A coordenadora da Divisão de Reabilitação Física de Manhuaçu, Caroline Lacerda Alves de Oliveira, ressalta a importância de se realizar estes exames no município. “É uma conquista da nossa saúde que irá beneficiar a Manhuaçu e região, oferecendo exames preventivos e de detecção, visando dessa forma ofertar exames de qualidade e tratamento adequado, para otimizar a qualidade de vida da população”, destaca.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu - Com informações Ascom SMS

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui