
A jabuticaba, é uma fruta que fornece muitos benefícios para a saúde, como prevenir o envelhecimento precoce, ajudar na manutenção ou perda de peso, diminuir o risco de câncer e evitar a diabetes.
Esses benefícios são possíveis porque a jabuticaba contém boas quantidades de vitamina C, fibras e antocianinas, nutrientes e compostos bioativos com propriedades antioxidantes, sacietogênicas, laxativas e anti-inflamatórias.
. Diminuir o risco de câncer
Por ser rica em quercetina, antocianinas e taninos, compostos com ação antioxidante, a jaboticaba ajuda a combater o excesso de radicais livres no organismo, ajudando a diminuir o risco de câncer.
. Auxiliar no tratamento da depressão
Por conter compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, a jabuticaba protege as células do sistema nervoso central contra os radicais livres.
Assim, essa fruta ajuda na produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor e o bem-estar, auxiliando, de forma complementar, no tratamento da depressão.
. Diminuir o colesterol “ruim”
Por ser uma boa fonte de fibras, a jabuticaba diminui a absorção da gordura dos alimentos, promovendo a redução dos níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue e ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose.
. Proteger o fígado
Por ser rica em compostos com ação antioxidante, a jabuticaba ajuda no combate ao excesso de radicais livres, protegendo e melhorando as funções do fígado.
. Evitar a anemia
A jaboticaba pode ajudar a evitar a anemia por conter vitamina C, um nutriente que favorece a absorção intestinal de ferro, um mineral importante para a formação de hemoglobina no sangue.
A jabuticaba possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, hipoglicemiantes, antiobesidade, hepatoprotetoras, imunomoduladoras, anti-hipertensivas, hipolipêmicas e digestivas.
Essas propriedades se devem ao fato de a jabuticaba ser uma fruta rica em zinco, vitamina C e carotenoides, além de conter fibras e compostos bioativos, como taninos, antocianinas e quercetina.