
A maior parte das pessoas descarta, mas o caroço de jaca também é comestível, pois são bastante nutritivos. Eles possuem 22% de amido e 3% de fibra alimentar e podem ser consumidos torrados, assados, cozidos ou na forma de farinha.
A jaca possui componentes com efeitos funcionais e propriedades medicinais, entre eles estão os seus antioxidantes que agem neutralizando os radicais livres e prevenindo diferentes doenças. O fruto possui ainda fitonutrientes, capazes de combater os cânceres de cólon e de pulmão, além da perda da massa óssea, do envelhecimento muscular, pressão alta e úlceras.
Uma das formais mais conhecidas de comer o caroço de jaca é os torrando no forno. Depois disso, é possível triturá-los e obter uma farinha, que poderá ser usada para fazer pães, farofas, biscoitos ou bolos. A farinha também pode ser usada para incrementar saladas ou como uma substituta da farinha de mandioca ou de trigo.
Outra forma de consumo é o caroço de jaca cozido. Apesar de não ser tão comum quanto a farinha, os caroços podem ser cozidos em uma panela com água e sal até ficarem moles. Depois, basta esperar eles ficarem frios para descascar e consumi-los. É possível temperar os caroços com azeite e outros temperos de preferência.
Propriedades Possui propriedades antioxidantes, Possui efeitos afrodisíacos, Pode ser usada em desarranjos intestinais, Pode ajudar a cicatrizar feridas causadas por queimaduras.
. Rica em proteínas, potássio, cálcio, ferro, zinco e cobre
. Contém amido, vitaminas, especialmente do complexo B
. Contém a proteína jacalina, que ajuda a formar o sistema imunológico
. A semente de jaca é uma Planta Alimentícia não convencional
. A semente de jaca não costuma ser consumida crua