Moradores do Sítio da Paixão clamam por limpeza de córrego…

314

VILANOVA – Moradores do Sítio da Paixão clamam por limpeza de córrego, reparo e manutenção de uma ponte

Moradores do Sítio da Paixão no distrito de Vilanova disseram que estão desapontados com as autoridades municipais de Vilanova e do município, eles procuraram a redação do Portalvilanova relatando que residem no início da estrada que da acesso ao Córrego São Roque e que por várias vezes solicitaram aos vereadores e à Secretaria de Obras do Município que olhassem com mais atenção para a situação de uma ponte que vem afetando os moradores daquele local.

A ponte fica localizada no início da estrada que da acesso ao Córrego São Roque e segundo os moradores, uma de suas manilhas está entupida há vários anos, fazendo com que as águas das chuvas não escoem devidamente córrego abaixo, provocando inundação de residências ao longo do córrego próximo ao Sítio da Paixão.

De um lado a Ponte apresenta duas manilhas de concreto grandes e distintas, do outro uma manilha de barro e muito pequena, reduzindo exponencialmente a vazão das águas das chuvas, sinalizando que uma das manilhas certamente está entupida. Por isso a água inundou o quintal e invadiu a residência de um dos moradores.

Moradores reclamam que as autoridades “competentes” alegam que sem uma licença do meio ambiente, não podem mexer na ponte, mas também não tomam nenhuma providência no sentido de conseguir a famigerada licença para solucionar o problema.

“Aguardamos uma providência por parte do poder público municipal e em breve caso nenhuma atitude seja tomada no sentido de solucionar de vez este problema, vamos formar uma Comissão de Moradores e acionar o Ministério Público para exigir a devida manutenção do Córrego e o reparo da ponte.” Disse revoltada uma moradora local.

Morre o engenheiro sanitarista Jorge Espeschit

Faleceu, pela manhã, no domingo, 18/12, o ex-diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Manhuaçu, o engenheiro sanitarista Dr. Jorge Nogueira Espeschit.

Jorge Nogueira Espeschit nasceu em 8 de maio de 1927. No final dos anos 70, visando melhorar a situação da água na cidade foram firmados convênios, visando a construção do sistema de tratamento de água – obra realizada através de convênios entre a Prefeitura Municipal e a FSESP (Fundação Serviços de Saúde Pública – diretoria regional de Minas Gerais), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. A história da autarquia se confunde com a própria trajetória do engenheiro sanitarista.

Entre suas passagens e trabalhos junto ao SAAE, Dr. Jorge Espeschit foi diretor da autarquia no período de 2001 a 2004, na gestão do ex-prefeito Mário Assad.

AMBIENTALISTA: No tratamento de água, Jorge Espeschit sempre esteve à frente de seu tempo. Foi responsável por diversos avanços no setor que foram ampliados para todo o país.

Mas existe outro lado significativo de sua trajetória. No Km 47 da BR 262, a rodovia é margeada por duas das mais belas áreas naturais de Manhuaçu, o Sítio Graciema e o balneário Recanto no Paraíso, ambos de propriedade do engenheiro sanitarista Jorge Nogueira Espeschit.

Após aposentar-se seu Jorge havia resolvido dedicar o tempo livre para cuidar das reservas que estão em suas terras.

Ambientalista, Jorge Espeschit procurou criar as estradas e trilhas aproveitando o traçado natural do terreno, sem alterar a natureza ou derrubar uma árvore sequer.

Nos últimos anos, passou a morar em Belo Horizonte. Em 2015, foi homenageado pela Câmara de Manhuaçu.

Neste domingo, nas redes sociais, foram diversas manifestações de solidariedade aos familiares pelos amigos e funcionários que trabalharam com Dr. Jorge Espeschit no SAAE.

Ficam a saudade e as lembranças de um homem de grandes histórias e exemplos de sua dedicação ao próximo, à saúde pública e ao meio ambiente.

Homem, que está morando na rua, procura família em Carangola.

Um homem de nome Reginaldo Rodrigues Lazarine, está procurando a família em Carangola. Segundo informou uma moradora da cidade, ele é de Volta Redonda e tem procurado pelos pais que vieram para Carangola há um tempo atrás. Em demonstração de cidadania, Elisete Tavares divulgou recentemente no facebook uma nota a fim de ajudar o homem a encontrar a família. Ela disse que conversou com ele perto da faculdade de Carangola. O homem relatou que está morando na rua, mas já trabalhou nas Agencias dos Correios de Volta Redonda. Disse ainda que o nome do pai dele é José Lazarine e a mãe Irene Rodrigues Lazarine.

Polícia Militar realiza Operação Natalina e intensifica policiamento nos distritos de Manhuaçu

Com o objetivo de trazer mais segurança e aumentar a presença policial dentro das comunidades a Polícia Militar através do Comandante do 11º BPM Ten. Cel Sérvio lança Operação Natalina Especial nos Distritos.

O objetivo é de fato trazer mais segurança durante o período de festas e fim de ano, para isto a Polícia Militar desencadeia Operações Natalinas em todo estado de Minas Gerais e neste ano de maneira especial a 272ª Cia PM de Realeza está contanto com um reforço considerável de policiais militares, graças ao apoio dos Sd em curso na 195º Cia de Ensino e Treinamento do 11º BPM.

Segundo Cap. Cesar Freitas, comandante da 272ª Cia PM de Realeza uma série de atividades de policiamento estão previstas para os distritos, entre outras estão sendo desenvolvidas nos distritos blitz de trânsito, abordagens a veículos e também a transeuntes.

Estas ações podem ser percebidas facilmente pela população, principalmente nos centros urbanos e áreas comerciais dos distritos.

As comunidades receberam com alegria este reforço, que além de chegar em boa hora transmite uma grande sensação de segurança para todos, os reflexos da presença policial nas ruas já podem ser sentido.

“O ambiente e até o ar parece estar mais leve de respirar.” Relata com alívio uma comerciante do distrito de Vilanova.

Polícia Civil recebe novos investigadores para região

As 24 cidades da área regional de Polícia Civil com sede em Manhuaçu, composta ainda por seis comarcas, receberam na sexta-feira, dia 02 de dezembro, mais 20 novos investigadores de Polícia Civil. É a maior designação de investigadores de polícia para a regional desde 1996.

Todos com formação em cursos superiores nas diversas áreas do conhecimento humano, os novos investigadores receberam treinamento na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais onde estiveram acesso aos mais novos métodos e tecnologias empregados na investigação criminal.

A Polícia Civil ainda aguarda a disponibilidade de recursos para contratação de mais mil investigadores já aprovados na última seleção o que representará o maior investimento humano na segurança pública das últimas décadas em Minas Gerais.

Cafeicultores participam de encontro em Alto Caparaó

Cerca de cem cafeicultores de diversos municípios da região das Matas de Minas participaram do 2º Encontro de Cafeicultores das Redes de Referência, promovido em Alto Caparaó, pelo Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas, na terça-feira, 13/12.

Durante todo o dia, palestras, painéis e depoimentos mostraram aos produtores, técnicos e os diretores das entidades integrantes do conselho o trabalho desenvolvido em torno da marca do café das Matas de Minas.

Logo após a abertura, realizada pelo Presidente Fernando Romeiro, o vice-presidente Sebastião de Lourdes Lopes e a técnica do Sebrae-MG EreniEmerick, houve a apresentação dos resultados deste ano e a trajetória percorrida pelo projeto até agora. O professor e pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV), José Luís Rufino, demonstrou os objetivos e importância das Redes de Referência. “Nós estamos aqui para passar conhecimento. É com informação que vocês conseguem produzir mais e melhor e vão obter resultados mais significativos para sua produção”, pontuou o professor Rufino.

A região das Matas de Minas é formada por 63 municípios e produz, em média, cinco milhões de sacas de café por ano – ou 25% da produção de Minas Gerais. Além disso, a cadeia produtiva do café responde por 60% do Produto Interno Bruto (PIB) de toda a região.

A segunda palestra demonstrou os resultados da gestão de custo de produção e gerenciamento de uma propriedade cafeeira. O palestrante convidado foi o engenheiro agrônomo e consultor técnico do Educampo Café, Flávio Borela Pena. Ele mostrou como os produtores da região inseridos no projeto conhecem suas fazendas, divididas por talhão. “Eles aprenderam a mensurar todos os processos e gerenciam suas propriedades. Tivemos ganhos significativos com a redução de custos e o controle efetivo de tudo que é gasto. Atualmente, a média é uma produção de 35 sacas por hectare com resultado positivo de 189 reais por saca”, explicou.

O presente não agradou? Troca é obrigatória somente para produtos com defeito

Nos próximos dias começa a corrida dos consumidores as lojas para a temporada de trocas de presentes. Blusas de uma cor que você não gostou, sapatos apertados e acessórios de gosto duvidoso. A prática de trocar presentes é muito comum no comércio, embora os lojistas não sejam obrigados, por lei, a trocar peças sem defeito.

Segundo Átila Alexandre Nunes, coordenador do serviço Reclamar Adianta. com. br para evitar que o presenteado passe pelo constrangimento de não conseguir fazer a troca, é importante verificar a política de troca do estabelecimento. “Se a informação não constar na etiqueta do produto, solicite ao lojista, informações sobre prazos e condições. Se for necessário, peça para a atendente para anotá-las no cartão loja”.

Proteste, Reclame e Denuncie

No Programa Reclamar Adianta os consumidores podem reclamar, protestar e denunciar livremente. Transmitido de segunda a sexta-feira, de 10h ao meio dia, pela Rádio Bandeirantes AM 1360 o programa também pode ser acompanhado pela internet: www.reclamaradianta. br ou pelo Facebook Programa Reclamar Adianta. Whatsapp: 21-993289328.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui