2º Café Literário destaca a presença dos imigrantes em Manhuaçu

346

Na manhã desta quarta-feira, 28, a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Manhuaçu realizou 2º Café Literário, evidenciando o tema ‘Imigrantes’. Com a presença de turmas de estudantes da EE Salime Nacif e da APAE, o evento teve em sua abertura a participação da Secretária M. de Cultura e Turismo, Gena Clara Gil Alcon, e do Presidente da Adesc (Agência de Desenvolvimento do Caparaó), André Farrath. Eles conduziram as boas vindas aos educandos, e, em seguida, anunciaram o palestrante convidado, Sebastião Fernandes, membro da Academia Manhuaçuense de Letras.

Com quase 140 anos de emancipação, Manhuaçu registra em sua história a presença e a atuação de imigrantes europeus, que aqui se instalaram, contribuindo para o desenvolvimento comercial e a expansão em diversos setores.

Em sua palestra, Sebastião Fernandes tratou deste assunto, apresentando importantes informações e respondendo aos mais variados questionamentos dos jovens.

Também estiveram presentes os Acadêmicos Dr. Paulo Roberto de Magalhães Alves e a Professora Beatriz Zapallá Pimentel; Diretores de Cultura, Fabrício Santos; Udson Vicente Caldeira e Maria das Graças Cassiano Silva; Coordenadora da Biblioteca Mara Sales Goulart; Auxiliar Cleide Santaroni, e demais integrantes da equipe da Secretaria de Cultura.

Também está em andamento na cidade o Projeto ‘Manhuaçu: uma terra de imigrantes’, coordenado pela ADESC, em parceria com a Prefeitura e Escolas Estaduais, visando este resgate histórico relacionado à formação sociocultural do município para a população.

O Café Literário é organizado na Biblioteca Municipal Professora Custódia Féres Abi-Saber, situada na Rua Monsenhor Gonzalez, no centro, ao lado da Igreja Matriz. A organização do evento já se prepara para a realização da terceira edição do ‘Café Literário’, que deverá ocorrer em Agosto, reunindo escolas e palestrantes que integram o cenário cultural da região.

Sobre sua trajetória, o palestrante Sebastião Fernandes pontua que ‘especializei-me em jornalismo investigativo. Pertenci à União dos Profissionais de Imprensa do Rio de Janeiro, do Sindicato dos Jornalistas e membro da Associação Brasileira de Informação Rural.  Passei pelo extinto Correio da Manhã, fui correspondente de O GLOBO e editorialista do jornal Diário da Tarde de Governador Valadares. Em Manhuaçu, fui cofundador da Revista Dinâmica dos Fatos e primeiro redator do jornal Tribuna do Leste.  Sou membro honorário da Academia de Letras de Uruguaiana (RS) e membro fundador da Academia Manhuaçuense de Letras; ex-presidente da Fundação Manhuaçuense de Cultura.  Fui agraciado com o prêmio Sesquicentenário da Revolução Farroupilha (1987) e prêmio Cidade de Manhuaçu (1991).  Ecologista, representante do Ecoforum Brasil in Minas Gerais, mantenho o blog Turismo de Montanha no Caparaó.  Filiado ao KDP do Amazon (publicação de livros eletrônicos), e atualmente sou pesquisador da ADESC e escrevo uma coluna de cultura na Revista Mais, de Manhuaçu’.

Sebastião Fernandes elogiou a organização do evento e destacou ‘agradeço a presença de todos e, em especial, à Secretária de Cultura, Gena Clara, à Prefeita Cici Magalhães, ao Presidente da ADESC, André Farrath e a Coordenadora do projeto “Manhuaçu – Uma terra de imigrantes”, professora Joana Dark Souza Farrath, pela grata oportunidade que me deram de estar aqui com vocês’

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui