O preço da porca

145

Quem vale mais: um ser humano ou um bicho irracional? Para Jesus, não havia dúvida: o ser humano vale mais. Mas os que rejeitam os ensinos de Jesus acham que um ser humano vale tanto quanto um animal. E, às vezes, menos.

Li que durante a II Guerra Mundial, mais especificamente no ano de 1943, dois soldados aliados estavam dirigindo um jipe no Marrocos. Perderam o controle do carro e acabaram passando por cima da tenda de um árabe, matando sua avó bem idosa, sua filha de 16 anos, uma porca, uma cabra e uma galinha. Mais tarde, um oficial veio expressar suas condolências e se prontificou a pagar os prejuízos. O árabe disse que no dia seguinte apresentaria uma lista de suas perdas.

No dia seguinte, o árabe apareceu perante o oficial com uma lista que dizia o seguinte: “Pela galinha, boa poedeira, que era, U$ 5,00. Pela cabra, que me dava bom leite, U$ 10,00. Pela porca, que me daria boa carne e geraria bons leitões, quero U$ 35,00. Pela minha filha, considerando que era trabalhadora, U$ 15,00. Pela minha avó, velha, sem condições para o trabalho, 50 centavos”.

Não sei se você notou a diferença entre o preço da porca e o das pessoas: pela filha, 15 dólares e pela avó, 50 centavos. Pela porca ele queria 35 dólares.

Para muita gente é assim: a vida vale muito pouco ou quase nada. O evangelho resgata o valor do ser humano. O próprio ato de Deus se tornando gente em Cristo Jesus já fala muito do lugar privilegiado em que a vida humana foi colocada. Temos tanto valor, que o Deus, que nos criou à sua imagem e semelhança, resolveu nos salvar, vindo à terra, fazendo-se carne e morrendo por nós. Como gratidão, nós também demonstraremos o nosso amor aos outros com atitudes e ações que possam beneficiá-los. Como escreveu João: “Nisto conhecemos o amor: Cristo deu sua vida por nós, e devemos dar nossa vida pelos irmãos” (1Jo 3.16). Lembre-se, irmão, a vida do outro, tal como a sua, não tem preço!

Pr. João Soares da Fonseca

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui