Porta estreita

377

A figura de uma porta é extremamente conhecida.

Ela existe para interligar pessoas e espaços, para oferecer segurança e, porque não dizer, ela serve para embelezar. Já imaginaram uma casa sem portas? Isso é quase que impossível.

Há portas de vários tamanhos, modelos e feitas de vários materiais. O ser humano está diariamente entrando e saindo, abrindo e fechando várias portas.

Jesus disse certa vez que Ele á porta das ovelhas (João 10 .1-10). Porém, ao falar da entrada na eternidade Ele afirmou que a porta é estreita e apertado é o caminho. Esta porta estreita é aquela que conduz para vida e são poucos os que acertam por ela (Mateus 7.13-14). Se Deus é amor e este amor é tão largo, alto e profundo, porque Jesus disse que a porta é estreita?

Será isto uma injustiça do Senhor?

Existem algumas razões que podem ser aqui apresentadas para reflexão sobre a realidade e a importância da porta estreita para salvação.

Primeiramente ela é estreita para simbolizar que entrará um de cada vez. Isso quer dizer que o

Senhor, que conhece a cada um individualmente, vai tratar de cada um de modo personalizado. Ele conhece quem nós somos, tudo o que fizemos e o que deixamos de fazer. Todas as obras serão trazidas à tona no juízo final (Eclesiastes 12 .14). Realmente a responsabilidade é individual e Deus tratará de cada um de modo diretivo. Cada um dará conta de seus atos ao Senhor e será julgado pelo Senhor (Romanos 14.12).

Ninguém escapará deste juízo personalizado no dia final.

Em segundo lugar a porta é estreita para impedir a passagem de coisas deste mundo. Nada desta vida entrará lá na glória. Por isso somos desafiados a uma vida sem apego exagerado as coisas materiais, pois nada desta vida entrará no Reino de Deus, por isso a porta é estreita. O jovem rico saiu triste da presença de Jesus porque não se desligou daquilo que era material. A ideia é aquela de perder tudo para entrar na glória eterna (Lucas 17.33 e Filipenses 3.8-11). Vale a pena viver sem preocupação ou ansiedade por causa daquilo que é material, pois nada desta vida se levará para eternidade. Alguém disse certa vez numa de suas mensagens: “eu nunca vi um caminhão de mudanças acompanhar enterro”.

Finalmente, a terceirarazão pela qual a porta é estreita é porque só se passa por ela de modo humilde. Só quem estiver de joelhos, se humilhar, se curvar e se render aos pés de Jesus entrará no Reino eterno. Nenhum altivo, orgulhoso e cheio de empáfia transporá essa porta.

Somente quem estiver contrito de espírito e estiver vivendo de modo humilde passará pela porta estreita. O próprio Cristo revelou total humildade e é possível relembrar a vez em que tomou a bacia e a água e passou a lavar os pés de seus discípulos. Os que se humilham serão

exaltados. A humildade é uma das mais importantes virtudes do cristianismo.

Santo Agostinho escreveu assim sobre o paradoxo entre o orgulho e a humildade: “Foi o orgulho que transformou anjos em demônios, mas é a humildade que faz de homens anjos”.

Lembremos do ensino bíblico da carta aos Hebreus “esforcemo-nos, pois, por entrar naquele

descanso…” (Hebreus 4.lla). Uma vez salvos pela graça do Pai revelada em Cristo Jesus, vivamos de tal modo que possamos entrar na glória através da porta estreita. Qualquer outratentativa será em vão.

Não há atalhos para se chegar ao céu. Você tem certeza que um dia chegará à glória eterna pela porta estreita?

Rev. Anderson Sather – Pastor da Igreja Presbiteriana de Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui