Ex-diretor da Petrobrás delata propina a deputados…

252

Ex-diretor da Petrobrás delata propina a deputados, senadores e governador

O ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, citou pelo menos 32 deputados e senadores, um governador e cinco partidos políticos que receberiam 3% de comissão sobre o valor de cada contrato da Petrobrás firmados durante sua gestão na diretoria de Abastecimento da estatal petrolífera.

Desde sexta feira, 29 de agosto, Paulo Roberto está depondo em REGIME de delação premiada para tentar OBTER o perdão judicial. Ele é alvo da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que desmantelou um grande esquema de lavagem de dinheiro e corrupção na Petrobrás. São depoimentos diários que se estenderam por toda semana. O número de políticos citados foi mencionado por Paulo Roberto nos primeiros depoimentos, mas pode crescer até o final da delação.

Paulo Roberto relatou a formação de um cartel de empreiteiras dentro da Petrobrás, em quase todas as áreas da estatal. Partidos políticos eram supostos beneficiários de recursos desviados por meio de comissões em contratos arranjados. E exemplificou: “Todo dia tinha político batendo em sua porta”. Num depoimento, ele citou uma conta de um “operador do PMDB” em um banco europeu. Paulo Roberto contou que os desvios nos contratos da Petrobrás envolveriam desde o funcionário do terceiro escalão até a cúpula da empresa, durante sua gestão na diretoria de Abastecimento, entre 2004 e 2012. Leia mais sobre o assunto no editorial página 2.

Comissão Especial da Câmara aprova aumento de 1% no FPM

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, por maioria de votos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O texto aprovado na tarde desta terça-feira, 2 de setembro, prevê o aumento de 1% no Fundo. Gestores municipais de todo o país acompanharam a sessão e pressionaram os parlamentares para que a votação não fosse adiada por falta de quórum.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e os prefeitos que estão mobilizados no Congresso Nacional, se reuniram na manhã desta terça-feira com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para tratar sobre a PEC e outros temas. Na ocasião, Alves prometeu esforços para garantir a votação. Agora, o movimento municipalista aguarda a data de promulgação da emenda aprovada pelas duas Casas.

Apesar de tramitar na Casa uma proposta que previa aumento de 2%, o relatório aprovado pela comissão foi do deputado Dani-lo Forte (PMDB-CE) que vai de encontro ao mesmo porcentual aprovado pelo Senado Federal. Assim, o repasse de mais 1% será dividido em duas parcelas: 0,5% em 2015 e 0,5% em 2016.

Para Ziulkoski, apesar de não ser o ideal vai ajudar bastante os Municípios. “A maioria quer garantir o aumento, e precisamos ao menos 0,5% ainda este ano”, destacou. Com a aprovação da matéria, Ziulkoski divulga a previsão do novo repasse por Estado e por coeficiente.

Todo cuidado ainda é pouco

Emenda constitucional dará direito a Agente de Trânsito andar armado. Já está em vigor, emenda quer preservar ordem e patrimônio público. Agora só falta a presidente Dilma sancionar a lei ou veta-la. E ai eu pergunto ao senhores Deputados e Senadores: Cadê a Lei do desarmamento? Isso não é retrocesso? E você quer reeleger seu Deputado federal né… Pois é…Nem sou contra, apenas tenho medo de nem todos estarem psicologicamente preparados para uso de uma arma de fogo.

Atenção, muita atenção!

Lojistas tem o direito de não trocar mercadoria se não houver defeito; trocas só são obrigatórias em caso de produtos quebrados ou aqueles que não funcionam. Já pela internet, o cliente pode desistir da COMPRA e receber o dinheiro de volta. Trocam as vezes, por consideração e amizade!

Déficit enorme em Minas

Faltam ainda em Minas Gerais, cerca de 510 mil moradias para que famílias saiam de residências (?) precárias. Em Valadares, a Prefeitura no atual governo conseguiu diminuir em 70% o déficit habitacional para pessoas carentes. A prefeitura entra com o TERRENO, infraestrutura e o governo federal com o dinheiro para a construção; sem essa parceria não tem moradia e, Valadares é atualmente a cidade que mais recebeu esse beneficio por ter bons projetos…apesar de tudo!

E a simpatia?

Cientistas políticos e marqueteiros reconhecem que falta “porção mágica” a candidatos; pois na verdade carisma não se empresta, mas simpatia se constrói. Dilma terá que compensar a falta de carisma com a imagem de “firme” que ela já possui; Aécio é considerado carismático, mas só para um tipo de eleitor; e Marina tem característica que se aproximam de carisma.

Advogados “Paralegais”

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal aprovou alguma coisa boa nesta semana que passou; em caráter terminativo, um projeto de lei que pode permitir que mais de 5 milhões de brasileiros, formados em direito mas que não foram aprovados no exame da OAB exerçam algumas atividades que não são permitidas hoje. O texto cria a chamada carreira dos “paralegais”, profissionais que poderão atuar na área jurídica sob-responsabilidade de um advogado. Na verdade o paralegal, é alguém que, não sendo advogado, auxilia e assessora advogados, realizando funções paralelas e de grandes importância para o sucesso do escritório de advocacia. Como é evidente, eles não podem exercer sozinhos atividades típicas de um advogado.

A propósito, a prova da OAB já deveria ter sido extinta a anos, não foi porque…muita coisa…mas muita coisa mesmo… Até porque tem advogados neste pais que passaram nas provas, e nem honra a classe e se for fazer um levantamento…hummmmmmmmm só Jesus na “causas”. Prova não prova nada…

Alerta, alerta! setor automobilístico.

Alertados pelos maus resultados da indústria automobilística, bancos oficiais criam mecanismo para facilitar o crédito para compra de carros. Eu particularmente ainda insisto: troque seu carro velho por um menos velho; deixe os novos encalhar até as montadoras abaixarem os lucros monstruosos que elas têm sobre cada um de nós consumidores.

Sistema Brasileiro do Agronegócio terá estúdio em Valadares

O agronegócio de Valadares e região Leste de Minas ganhará um importante fomentador de negócios na área. A cidade será sede de uma unidade do Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA), reconhecido como o maior grupo de comunicação da América Latina, voltado exclusivamente para o meio rural e o agronegócio. A instalação foi acordada por intermédio do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Merlo, durante visita da direção do SBA à União Ruralista Rio Doce (URRD), na segunda-feira (1º). A sede funcionará no parque de Exposições José Tavares Pereira, da URRD. A partir de Governador Valadares, o SBA dará cobertura a outros três estados. Além de Minas Gerais, o estúdio atenderá ao Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro.

Segundo delegado, na última semana, 12 ocorrências foram registradas; ao todo, prejuízo gira em torno de R$ 25 mil

A comodidade de realizar pagamentos bancários pela internet faz com que muitas pessoas optem pelo serviço. Porém, é necessário ficar atento para não cair em golpes durante transações ban-cárias. Nesta sexta-feira (5), a Polícia Civil alertou à população e informou que, só na última semana, 12 ocorrências foram registradas nas duas Delegacias Especializadas de Crimes Cibernéticos (DEICC) da capital mineira. Ao todo, o prejuízo gira em torno de R$ 25 mil.

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor mostrou que em maio foram registradas 171.325 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade – aquelas em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. Isso representa uma tentativa de fraude a cada 15,6 segundos no país. O índice registrou alta de 9,4% na comparação com abril e queda de 1,8% no acumulado do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com maio de 2013, houve queda de 2,9%. Golpe na internet usa mensagem sobre Enem para enganar usuários.

De acordo com o delegado César Duarte Matoso, ao tentar gerar um segundo boleto, a pessoa pode cair em um golpe. “Durante o preenchimento dos dados, um vírus, que pode ser do computador ou do provedor, pode fazer com que o valor, quando pago, vá para uma outra instituição financeira que não seja o banco que deveria receber o pagamento”, explicou.

Ainda segundo o delegado, os internautas devem, no mínimo, conferir os três primeiros dígitos do código de barra ou, quando tiver possibilidade, fazer o pagamento direto no banco. “A pessoa só fica sabendo que foi enganada quando o credor avisa que não recebeu a quantia. Quem cair em algum golpe deve registrar um boletim de ocorrência”, alertou.

O DEICC investiga os casos que foram denunciados e tentar localizar os autores das fraudes que, se forem encontrados, podem responder por estelionato.

Desfile de 7 de setembro em Manhuaçu

Manhuaçu é uma cidade polo e centenária que tem muita coisa para mostrar em um desfile. Sua história é riquíssima, mas falta organizar melhor, esse negócio de uma agremiação chegar em frente ao palanque e se apresentar, rola um falatório das pessoas que estão longe, pois desfile tem que ser rápido para não ser cansativo e as apresentações em frente ao palanque são visto por poucos e toma muito tempo. Não sei para que serve este montão de polícia ao longo da passarela, qual sua função? Deveria participar da organização, proibindo pessoas estranhas na passarela, outras atravessando a rua atrapalhando o desfile e as pessoas que estão trabalhando.

Pessoal da imprensa reclamam e solicitam aos organizadores que facilite um pouco o trabalho dos repórteres, dando um pouco de subsídio para o seu trabalho, um release por exemplo, muito ajudaria.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui