PT e PMDB têm o maior número de parcerias nas eleições municipais …

274

PT e PMDB têm o maior número de parcerias nas eleições municipais

Aliados nacionais com Dilma Rousseff e Michel Temer, partidos têm alianças em mais de mil dos 5.566 municípios do País.

PT e PMDB conseguiram replicar sua aliança nacional em boa parte dos municípios brasileiros e se tornaram, em números absolutos, os maiores parceiros destas eleições municipais. Quando um dos dois partidos está na cabeça de chapa na disputa por uma prefeitura, é apoiado pelo outro em mais de mil das 5.566 cidades do País, segundo dados disponíveis até agora na Justiça Eleitoral – cerca de 90% das informações sobre os acordos locais estão consolidadas.

No contexto nacional, laços justamente por desdobramentos das eleições municipais deste ano. A aliança se fortaleceu, segundo fontes do Palácio do Planalto, após o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, fazer críticas públicas ao modo como o PT trata aliados.

Nestas eleições, PSB e PT acabaram desfazendo acordos locais que vinham da sucessão municipal passada. É o caso de Belo Horizonte, onde Marcio Lacerda (PSB) terá de enfrentar Patrus Ananias (PT). O fim do acordo local também ocorreu no Recife e em Fortaleza. Isso quer dizer que o racha se espalhou por outras cidades do País. Os dois partidos estarão juntos em cerca de 700 cidades neste ano.

O PSB é o partido que mais apoia os candidatos do PT. No total, a legenda de Eduardo Campos está presente em 413 coligações com petistas na cabeça de chapa, à frente do PMDB, que faz parte de 387. Já o PT compõe 315 coligações encabeçadas pelo PSB.

Tucanos também. A segunda maior aliança nestas eleições municipais – sempre levando em conta que um dos partidos está na cabeça de chapa na campanha – ocorre entre PMDB e PSDB, maior partido de oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff e de seu vice Michel Temer. São cerca de 900 acordos locais entre tucanos e peemedebistas neste ano.

Isso se deve bastante ao fato de os peemedebistas entrarem nas eleições de 2012 com o maior número de candidatos a prefeito. Até agora, são 2.111 nomes. O número é 30% maior que o do segundo lugar, ocupado pelo PT.

O PMDB é o partido com a maior base municipal do Brasil e tenta sustentar sua posição. Se mantiver o resultado obtido em 2008, quando elegeu 44% dos candidatos, manterá o posto de legenda com o maior número de prefeituras. O peso da presença nos municípios também deve contribuir para que o PMDB mantenha sua força política no Congresso e nas eleições de 2014.

Se por um lado o PMDB é o partido que mais costurou alianças, por outro ele é o que menos faz parte de coligações de outros candidatos a prefeito. Como resultado, fica com um saldo positivo de 1.500.

Enquanto o PT apoia 35% dos candidatos peemedebistas, o contrário só é verdadeiro para 23% das chapas encabeçadas pelos candidatos petistas.

Em números absolutos, o contraste é ainda maior. Os petistas estão presentes nas coligações de 736 candidatos do PMDB, que faz parte de 382 coligações que apoiam petistas.

Sozinho. Mas não é só de coligações que se faz uma eleição. Em 2012, cerca de 600 candidatos vão concorrer ao cargo de prefeito. O PT é o partido que mais apresenta candidatos com a chamada chapa pura: 273, equivalentes a 17% dos nomes em disputa. O PSOL vem logo em seguida, com 261 candidatos sem alianças com outros partidos, 83% do total.

Lajinha

Em Lajinha o PMDB é forte e o PT coligou com o PSDB e DEM para tentar virar o jogo político da cidade, a política de Lajinha é uma das mais acirradas da região a câmara tem duas bancadas do PMDB com 5 vereadores e a oposição com 4 vereadores 1 PT, 1 DEM e 2 PSDB

Manhuaçu

Em Manhuaçu o PT apesar de ser bem organizado com diretório, não tem muita expressão política e historicamente faz oposição ao PMDB, serão três correntes na disputa: PPS, PSB, PSD e DEM com o Renato a candidato a prefeito, já Nailton Heringer tem o apoio do PDT, PT, PV e PP já Cici Magalhães do PMDB tem 14 partidos em sua base de apoio.

Nailton Heringer reúne-se com os candidatos

O candidato a prefeito Nailton e o vice Dr. Guliver estiveram reunidos com os candidatos a vereador sexta-feira, 13  para um estudo da cartilha Guia do Candidato Eleições 2012 do TER-MG.  A conversa girou sobre o que pode e o que não pode na campanha eleitoral, os candidatos assistiram alguns vídeos e ouviram algumas orientações passadas pelos organizadores da campanha.

Nailton Heringer falou a nossa reportagem: “Estou feliz e bastante emocionado por estar compondo essa chapa tão nobre, Dr. Gulliver e eu temos agora o compromisso de caminhar com essa coligação que vem trazer para Manhuaçu nomes novos, respostas a esta corrupção desenfreada que está aí, basta olhar o que o Ministério Público está trazendo à tona, por isso nós queremos conclamar a todos os nossos companheiros partidários, do PDT, PT, PP, PV e outros também que estão vindo somar conosco e outros que certamente vão vir, para que nós possamos irmanados olhando o bem comum de Manhuaçu, darmos um basta nessa situação e tomarmos um novo rumo, com as mãos e consciências limpas, amando essa cidade de uma forma incondicional, para que possamos construir uma nova Manhuaçu para nós e para nossos filhos de tal forma que venhamos a nos alegrar com a direção dessa cidade, o meu compromisso diante dessa jornada cívica é de ser companheiro, transparente e buscar a transformação social para Manhuaçu, é só o povo acreditar na nossa sinceridade, nós trazemos mãos limpas, objetivos limpos e jamais iremos envergonhar essa cidade e então poderemos comemorar um novo tempo, uma nova esperança, essa esperança que jamais morre, pois através dela é que somos movidos a transformar em ações na defesa dos mais necessitados, os mais humildes”. Disse Nailton. Nailton aproveita a oportunidade para fazer alguns agradecimentos: “Quero deixar público a minha grande gratidão ao nosso companheiro Mauricio Junior que foi companheiro nos nossos momentos mais dramáticos onde ninguém acreditava, mas nós acreditamos e aqueles que votaram em nós certamente o fazem porque acreditam, espero que Mauricio Junior conquiste a realização do seu objetivo se elegendo vereador, pois ele tem muito a contribuir para o legislativo”. Concluiu Nailton

Mulher na praia de biquíni e armada com fuzil bomba na net

Reportagem do ‘The Sun’ diz que mulher que foi à praia de biquíni e com rifle seria do Exército de Israel. Uma foto de uma mulher na praia vestindo biquíni e portando um fuzil foi divulgada na internet e se tornou uma das imagens mais populares dos últimos dias, segundo o jornal britânico “The Sun”. A publicação diz que a mulher é parte das Forças de Defesa de Israel, e teria que portar sua arma o tempo todo, mesmo na praia. A informação não foi confirmada oficialmente, entretanto.

A importância de pedir o voto

A corrida em busca dos votos já está em prática em muitas cidades o que vale mesmo agora é gastar sola de sapato, visitar as pessoas em casa pode fazer a diferença na hora do eleitor votar, com certeza o eleitor vai pensar em quem votar e sua visita poderá pesar na hora da escolha do voto, o importante é pedir o voto, não adianta nada visitar seu amigo e não pedir o voto ele pode alegar que votou em fulano porque este pediu o seu voto. Um cidadão dizendo para seu amigo vizinho e candidato: “eu votei no Zezinho, saiu do outro lado da cidade para vir aqui em minha casa pedir o meu voto, você me esnobou morando aqui do lado não me pediu o voto”. Disse o eleitor.

Pão de Queijo em Alta

O pão de queijo mineiro está invadindo os países estrangeiros; a aprovação tem sido de 100%. O faturamento cresceu mais de 800% .

Cici Magalhães

Candidata a prefeita pelo PMDB Cici Magalhães continua suas visitas em todos os locais de Manhuaçu, segundo sua assessoria ela está a disposição dos candidatos para a visitação das bases eleitorais dos referidos candidatos.

O menino engraxate que virou prefeito

Renato César Von Randow – Renato da Banca – começou muito cedo no trabalho, aos oito anos de idade engraxava sapatos na Praça 5 de Novembro para “ganhar uns trocados” e ajudar os pais na renda familiar. Foi sua popularidade como engraxate que levou Albertino Resende e Elias Said Chequer, donos da única banca de jornais e revistas existente naquela época, a recrutá-lo como entregador de jornais. Mais tarde, tornou-se vendedor da revistaria, ocasião em que aprendeu tudo que precisava saber sobre distribuição e comércio de livros, revistas e jornais, sedimentando a base que o tornaria num empresário bem sucedido do ramo.Vereador por duas legislaturas, duas vezes eleito presidente da Câmara Municipal. Em seu primeiro mandato como presidente, projetou e iniciou a construção da nova Câmara Municipal, situada no bairro Alfa-Sul e que hoje é um marco de modernidade numa cidade que cresce em ritmo acelerado e, cada vez mais, firmando-se como polo regional de desenvolvimento. Renato da Banca, acatando decisão judicial, foi empossado Prefeito de Manhuaçu enquanto durar o afastamento do Prefeito Adejair Barros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui