Violência em Manhuaçu… O que é Delação Premiada?…

236

Violência em Manhuaçu

Um senhor de 60 anos nascido em Manhuaçu, comentava sobre as ocorrências policiais em Manhuaçu, “sou do tempo em que você amarrava um cachorro com uma linguiça e ele não comia a linguiça” diz o Sr. João Batista. Continuando relata que sua infância foi maravilhosa nunca vi comentar sobre drogas e nem tão pouco brigas nas escolas como se vê hoje. Lógico que existia algumas briguinhas, mas era só no tapa, como dizem na mão, nada de faca ou canivete, como são noticiados nos dias de hoje, como este caso em que a menina esfaqueou uma colega na Escola São Vicente de Paula, sendo já o segundo caso na referida escola. ‘Éramos felizes e não sabíamos’, a violência está cada vez mais presente em Manhuaçu. As crianças de hoje pouco se exercitam, o computador e o celular os fazem sedentários.

MANHUAÇU (MG) – João Batista Santiago, 24 anos, Joel Serafim Moreira, 26 anos, e Ronaldo Soares Ferreira, 29 anos, foram presos por conta de uma briga registrada num bar no posto Sicar, no bairro Bom Jardim, por volta de 8 horas de sexta-feira, 10/10.

A Polícia Militar recebeu denúncia de que estaria havendo uma briga entre três indivíduos e que um deles fora atingido por golpe de faca. Os policiais ainda chegaram no calor da confusão.

Com o autor João Batista foi encontrada uma faca, um pacote de fumo e R$ 22,00. Com o autor Ronaldo Soares foi encontrado um soco inglês e uma faca.

Segundo relato das testemunhas aos policiais, os autores estavam fazendo uso de bebidas alcoólicas desde a madrugada. Em determinado momento, Ronaldo teria começado a agredir Joel com golpes de soco inglês. Então, João Batista sacou a faca e desferiu um golpe em Ronaldo.

Os autores foram conduzidos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ronaldo sofreu um corte no tórax, Joel um corte na região frontal da cabeça e escoriações nos cotovelos e no joelho direito. João Batista não apresentava ferimentos.

Ronaldo permaneceu internado em observação. Joel e João Batista foram conduzidos à delegacia e foram autuados.

Aluna do 5º ano escreve carta pedindo volta de professora

Escola Municipal Petrina Maria da Conceição, 30 de setembro de 2014

Senhora Secretária Municipal de Educação de Manhuaçu. Somos os alunos do quinto ano da E.M. Petrina Maria da Conceição. Estamos desorientados com a transferência de nossa professora, tia Samila. Ninguém se preocupou em nos explicar a saída da tia Samila. Somos pessoas, alunos e merecemos um pouco de consideração, não é justo desestruturar nossa turma com 31 alunos, no 5º ano sem pensar em nós.

Dona Gelvana, tudo o que queremos é que retorne com a nossa professora tia Samila e deixe ela terminar o ano em nossa turma.

Desde já agradecemos por sua atenção.

O que é Delação Premiada?

Colaboração (delação) premiada é a “plea bargaining” brasileira

Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, acaba de fazer um acordo de colaboração premiada (incluindo-se delações) com a Justiça brasileira. Negociou com delegados e o Ministério Público, confessou vários crimes, delatou pessoas, indicou contas bancárias fora do Brasil, prometeu devolver o dinheiro surrupiado ilicitamente (cerca de R$ 70 milhões) e tudo foi homologado pelo ministro Teori Zavascki, do STF. O que é isso? É a “plea bargaining” norte-americana, introduzida agora de forma mais sistematizada no ordenamento jurídico brasileiro sob o nome de colaboração premiada (que é a “plea bargaining” brasileira). Dos EUA estamos copiando esse instituto. Do Brasil os EUA estão copiando a desigualdade (de renda e de capital). Norte americanização e brasilianização do mundo.

Pela lei brasileira, a colaboração pressupõe uma organização criminosa. Para outros crimes, fora do crime organizado, vale a Lei 9.807/99 (Lei de Proteção às Vítimas e Testemunhas). Ou seja: tudo pode no campo criminal terminar em acordo. A diferença é que na lei do crime organizado o promotor pode inclusive deixar de denunciar o réu colaborador. Essa possibilidade da lei especial deve ser estendida para a lei geral? Se no mais (no crime organizado) pode o promotor abrir mão da ação penal (pode deixar de denunciar), porque no menos isso não seria possível? Um milhão de questionamentos esse assunto (revolucionário) vai provocar. De muitos deles já estamos cuidando no nosso Questões Controvertidas (veja atualidadesdodireito. com. br), onde estamos analisando o máximo possível de pontos controvertidos da Lei 12.850 (lei do crime organizado).

# Fora Amaral

O PSB-PE negocia com o deputado Beto Albuquerque (RS) para lançar candidato pernambucano a presidente nacional da sigla contra Roberto Amaral, que ficou isolado na defesa de apoio a Dilma no 2º turno.

Prisioneiro político

Dizem que com o detalhamento do assalto à Petrobras, Lula dirá agora que não só “não sabia de nada”, como também foi coagido. Humberto Costa

Perdem e ganham nas eleições de Manhuaçu

2016 está batendo as portas os entendimentos políticos começam bem antes, quem saiu perdendo e ganhando com os resultados das urnas no dia 5 de outubro? Quais deputados vão sobressair na cidade. João Magalhães e Misael foram os majoritários, vindo em segundo lugar o federal eleito Mário Heringer e o estadual Dr. Wilson Batista. Este último poderia ter tido uma melhor votação, mas não teve nem o apoio de seu PSD de Manhuaçu, tem muitos deputados que não querem nada com a cidade aparecem aqui só de 4 em 4 anos, de posse dos votos desaparecem. De todos, o João Magalhães é o que mais se identificam com a cidade, e por isso recebeu a maior votação da história dada a um deputado estadual. O governador eleito do PT devem trabalhar bastante para fazer sua base no interior, e tudo indica que começará investir em outra sigla, devido ao desgaste do PT, está pior que o PFL, com o desdobramento das con-denações que surgirá da Delação Premiada de Paulo Costa que devem começar a pipocar ano que vem, além de ter sua bancada diminuída a tendência é encolher ainda mais, na primeira oportunidade deputados vão cair fora, e tudo indica que é mais uma sigla em extinção, ressuscitar o PT será muito difícil, as evidencias do mar de lama será muito maior que imaginamos.

Luzes para ninguém

“Enquanto aquele loteamento atrás do Pais e filhos tem sempre iluminação para ninguém, aqui na rua São Pedro do bairro São Jorge no final da rua estão as escuras. Tenho pe-dido por 3 anos, apenas uma lâmpada para o último poste da rua, e é um jogo de empurra-empurra e ninguém resolve!” Diz um morador do bairro, pagamos impostos residenciais e de iluminação pública para termos uma iluminação e nada é feito, enquanto um bairro é iluminado para ninguém o outro falta luz!

Com a palavra os vereadores de Lajinha

Só depende de uma lei Municipal regulamentando o estacionamento rotativo. O povo já começa a reclamar, principalmente motoristas de fora da cidade, são muitas pessoas que dizem que em Lajinha isso já era para ter sido regulamentado. “Todas as vezes que tenho que vir aqui em Lajinha fico indignado, as vezes perco mais tempo procurando um lugar para estacionar que o tempo gasto em meu serviço, falta de sensibilidade das autoridades que cuidam dessa parte. Será que não tem alguém capaz de ver e sentir essa necessidade de um rotativo, para ver e sentir o quanto o problema de estacionamento está precário, é de dar tristeza todas as vezes que tenho que vir aqui, para trabalhar e atender meus clientes do centro da cidade, não encontro vagas para estacionar meu carro, Farinha pouca meu pirão primeiro, em frente ao fórum sobram vagas, mas estão lá prioridade da polícia e do fórum, e o pior conversando com um amigo ele me disse que a maioria dos automóveis estacionados no centro são de moradores que vão trabalhar e não querem andar 500 metros e por isso seus automóveis ficam estacionados ocupando vagas que poderiam servir para outras pessoas que visitam a cidade”. Diz Fernando vendedor. Outro cidadão entrou no assunto e disse: “se o mandato dos vereadores fossem de apenas 4 anos sem reeleição tenho certeza muitas leis boas seriam criadas, falou em mexer com algo que podem incomodar eleitores, muitas leis deixam de existir. Você sabia que em muitas cidades do interior tem muitos comerciantes que não pagam impostos e não são molestados, porque o prefeito tem medo de perder votos. Isso é Brasil um dia melhora”. Beto.

Ajuda urgente!

Olívia tem apenas seis aninhos e se encontra internada no INCOR em São Paulo a espera de uma doação de um coração! E peça a todos que colaborem divulgando esta notícia porque juntos somos mais fortes. Olivia é residente em Manhuaçu, MG.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui