Superintendência de Ensino de Manhuaçu é sede do Fórum de Promoção da Paz Escolar

189

forpaz-2013-manhuacu-3Cerca de 350 educadores estão reunidos no Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar e Articulação em Rede (Forpaz), nesta quinta (6) e sexta-feira (7), em Manhuaçu, na Zona da Mata Mineira. O encontro discute o papel da escola, não somente como espaço para a construção do conhecimento, mas para a formação cidadã e a promoção de uma cultura de paz.

forpaz-2013-manhuacu-2

Entre palestras e debates, o Forpaz também possibilita a troca de experiências desenvolvidas pelas escolas na área de mediação de conflitos e de promoção da cultura de paz.

Em meio aos relatos apresentados nesta quinta-feira (6), está o da Escola Estadual João Xavier da Costa, de Manhuaçu. Responsável pelo atendimento de quase 500 alunos de quatro comunidades com alto índice de vulnerabilidade social, a escola encontrou na parceria com a comunidade a receita para uma maior disciplina dos estudantes, envolvimento das famílias na rotina escolar de seus filhos e elevação da aprendizagem.

forpaz-2013-manhuacu-4“Em nossa escola, todos os servidores conhecem as histórias dos alunos. A medida foi possível a partir de uma aproximação com as famílias que sempre são convidadas a frequentar a escola. As reuniões de pais também são momentos importantes para conhecer e entender os nossos estudantes”, diz a diretora da instituição, Vanda Lúcia Carneiro.

A partir do projeto Educação em Tempo Integral e do Escola Viva, Comunidade Ativa, que são considerados os pilares das ações de proximidade com os alunos e famílias, a escola realiza oficinas e trabalhos com esse público, além do monitoramento da disciplina dos alunos. Também há uma parceria que envolve diversos órgãos, como Polícia Militar, Conselho Tutelar e faculdades particulares. “A nossa conquista e aproximação veio ao longo dos anos. Nesse contexto de risco social, a nossa escola é o oásis da paz”, ressalta a diretora.

forpaz-2013-manhuacu-5Também na cidade de Manhuaçu, outro trabalho de aproximação com a comunidade é desenvolvido na Escola Estadual Salime Nacif. Com cerca de 1.200 alunos, a instituição promove uma integração com as famílias desses estudantes e comunidade do entorno a partir de um trabalho voluntário com oficinas. “Os nossos parceiros trabalham com futebol, vôlei, capoeira, dança, teatro e artesanato”, exemplifica a diretora da instituição, Maísa Damasceno Ferreira de Souza. As oficinas são realizadas há 13 anos, sempre aos finais de semana, quando a escola se abre para alunos e comunidade.

Com a integração, a escola conquistou o respeito que se refletiu em disciplina nas salas de aula. Projetos em várias frentes de atuação, como leitura e meio ambiente, reforçam a formação cidadã dos estudantes. “A família tem que ser parceira e acreditar na escola em que seu filho estuda. Na minha (escola), todos os funcionários vestem a camisa”, destaca Maísa Damasceno.

Forpaz

forpaz-2013-manhuacu-6O Fórum de Promoção da Paz Escolar e Articulação em Rede (Forpaz) é uma rede articulada de parceiros engajada na prevenção e enfrentamento da violência nas escolas de Minas Gerais e pretende servir de suporte a diretores e educadores diante de situações geradoras de conflitos no ambiente escolar. Por meio dos fóruns regionais, diretores, educadores e secretários municipais de educação são capacitados para identificar os parceiros presentes em sua própria comunidade.

O Forpaz é dividido em dois momentos: o Seminário sobre mediação de conflitos e o Fórum regional de promoção da paz escola e articulação em rede.

Agencia de Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui