Airton Lângaro Dipp

304
Prefeito Airton Lângaro Dipp

Dipp é passo-fundense, nasceu no dia 15 de outubro de 1950, filho do ex-prefeito e ex-deputado federal Daniel Dipp e da Sra. Helena Lângaro Dipp. É casado com Maria Cristina Handel Dipp, com quem tem dois filhos: Alexandre Handel Dipp e Guilherme Handel Dipp.

O Prefeito formou-se em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ano de 1973. É pós-graduado em Engenharia de Segurança e em Estruturas de Concreto Armado.

No governo do ex-prefeito Wolmar Salton, atuou à frente da Secretaria de Obras do Município. Foi Prefeito de Passo Fundo no período de 89-92 e reeleito em 2004. Secretário de Estado de Minas e Energia nos anos de 92 a 93. Em 94, foi eleito, com expressiva votação, Deputado Federal para o mandato de 95/98. Reeleito em 1998 para o mandato 99/2002. Foi presidente do PDT do Rio Grande do Sul (99/2001).

A frente da Secretaria Estadual de Minas e Energia, Dipp abriu as portas do órgão para as comunidades do interior e da capital, buscando ouvir as reivindicações do povo riograndense. Foi um período em que as Prefeituras tiveram um livre acesso e o atendimento de pleitos antigos como a ampliação e melhoria dos sistemas de eletrificação e telefonia.

Na Prefeitura de Passo Fundo, a administração de Airton Dipp também obteve o reconhecimento da comunidade, tendo sido apontado em pesquisas como um dos melhores governos que a cidade já teve. Sua atuação foi marcante nas áreas de educação e saúde. Foram construídas dezenas de escolas e alguns CIEPs e na área da saúde levou postos e ambulatórios para as comunidades mais distantes e pobres.

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Na Câmara dos Deputados, Dipp atuou nas Comissões de Minas e Energia; Comissão de Relações Exteriores; Comissão Mista de Orçamento e Comissão Mista que discutiu a crise energética. Já participou das Comissões de Agricultura; Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, onde chegou a presidir a Comissão; Economia, Indústria e Comércio. Especificamente na Comissão de Minas e Energia, Dipp foi relator da importante subcomissão do carvão, onde se busca um melhor e maior aproveitamento do carvão, que é um produto abundante no Rio Grande do Sul.

Em levantamento realizado pelo Jornal Folha de São Paulo, o deputado federal Airton Dipp foi identificado como um dos mais assíduos nas sessões e atividades da Câmara dos Deputados. Dipp foi citado na lista dos 19 parlamentares que estiveram presentes a todas as sessões da Câmara.

No ano de 1996, Dipp foi coordenador da Bancada Gaúcha de Deputados e Senadores. Já atuou como Vice-Líder do PDT no Parlamento Brasileiro.

TEMAS DEFENDIDOS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Preocupado com os rumos do desenvolvimento regional, o deputado federal Airton Dipp (PDT-RS), desde que assumiu o mandato parlamentar, em 1995, dedicou-se na Câmara dos Deputados aos projetos capazes de garantir benefícios sociais e econômicos aos municípios da região. É autor de mais de 40 projetos de lei, entre os quais destacamos:

– PL 471/95 – Dispõe sobre a descentralização da reforma agrária, garantindo a participação dos Municípios na solução dos conflitos agrários.

– PL 954/95 – Permite a utilização dos recursos do FGTS para pagamento de matrícula e mensalidades do ensino de 3° grau.

– PL 3.107/97 – Reduz prestações a serem pagas pelos contratantes do Programa de Crédito Educativo até 20% da remuneração do estudante e amplia o prazo de carência, no caso do recém formado encontrar-se desempregado.

– PL 4.516/98 – Dispõe sobre a obrigatoriedade de percentual da arrecadação dos sorteios por meio de ligações telefônicas ao CREDUC – Programa de Crédito Educativo.

– PL 4.551/98 – Prevê a isenção de IPI nas aquisições de máquinas, e equipamentos médicos, odontológicos e hospitalares, de uso permanente, por entidades sindicais.

Em 2000, foi aprovado na Câmara dos Deputados o seguinte projeto de lei do deputado Dipp:

– PL 2.733/97 – Determina a obrigatoriedade de a embalagem e o rótulo de bebida alcoólica conterem advertência sobre a proibição de sua venda a menores de 18 anos.

No Congresso Nacional, Dipp destacou-se como um parlamentar atuante, assíduo e combativo. Foi apontado como Destaque Político pelo DIAP, Departamento Intersindical de atuação em todo o país – obtendo a nota 10 em pesquisa de avaliação sobre o seu trabalho. De fevereiro de 2003 à janeiro de 2004 assumiu a Presidência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, destacando-se na renegociação de contratos vigentes e recuperação do lucro proporcional.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui