Alunos de Luisburgo apresentarão trabalhos em BH

307

escola_luisburgoDando continuidade ao trabalho iniciado em 2008, onde a escola Joaquim Knupp venceu um concurso realizando a 1ª Feira Cultural, este ano o tema foi: “Ciências Memórias e perspectivas.” Realizada no dia 6 e 7 de novembro de 2009.

A Coordenadora do GDP (Grupo de Desenvolvimento Profissional), Sandra Margarida de Abreu, falando a nossa reportagem disse: “A feira cultural visa um trabalho de pesquisas feitas pelos alunos. O objetivo desta feira é fazer com que os alunos aprendam a trabalhar com esses projetos e também para que os professores possam fazer a diferença saindo do trabalho rotineiro de sala de aula.

Este é um projeto que vem da Secretaria de Estado de Belo Horizonte. A escola de Luisburgo foi contemplada no ano passado com esse projeto, no final do ano foi apresentada uma nova proposta e projeto com um tema novo para a secretaria de estado obtendo também aprovação. No ano passado a linha de projeto foi trabalhar apenas com o café, nesse ano abrimos o tema para que cada grupo pudesse escolher o seu, pesquisar e fazer seu trabalho.

Enviamos para Belo Horizonte os nove projetos selecionados e foram escolhidos dois dos projetos para se apresentarem na FECEB- MG (Feira de Ciência das Escolas da Educação Básica de Minas Gerais) que acontece na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Na nossa escola foram selecionadas as equipes “Fungos” e “As Mudanças Climáticas na Cafeicultura de Montanhas”.

Gostaria de deixar uma mensagem de incentivo para os alunos porque este ano só tivemos nove equipes, os alunos devem entender que é um trabalho de pesquisa de grande conhecimento para eles, ano que vem pretendemos trabalhar com esse projeto e que os alunos possam se interessar porque será muito bom, é um trabalho a nível de universidade que vai dar um conhecimento muito grande para os alunos, quero agradecer a todas as pessoas que colaboraram para a realização do evento, direção da escola, todos os professores, principalmente àqueles que fazem parte do GDP (Grupo de Desenvolvimento Profissional).”

Diretor da Escola Estadual Joaquim Knupp Marco Vinicius Carvalho Gantus falou a nossa reportagem sobre o projeto, a diversidade da escola, FECEB- MG e professores “Esse é um evento que já vai completar dois anos de execução. No ano passado nós fizemos através do GDP, um projeto implementado pela Secretaria do Estado de Educação, aonde são selecionadas aquelas escolas que apresentam as melhores propostas de trabalho dentro dos critérios que eles estabelecem. Tivemos o privilégio de sermos selecionados pela secretaria para desenvolvermos nossa proposta, este ano através do aperfeiçoamento do trabalho do ano passado desenvolvemos esse novo projeto com o objetivo principal buscando o desenvolvimento profissional, ou seja, dos professores envolvidos e automaticamente teremos alunos mais aptos a fazer as pesquisas também, ao longo deste ano o trabalho vem sendo desenvolvido e aperfeiçoado no sentido de dar mais ênfase à pesquisa e ao conhecimento do aluno. Neste ano tivemos menor quantidade de grupos se apresentando, mas com uma qualidade maior de conhecimento do aluno. Primeiramente divulgamos o tema da feira que foi “Ciências, memórias e perspectivas”, a partir daí convidamos os alunos a participarem, houve uma préseleção dos trabalhos, eles fizeram um pré-projeto que foi apresentado ao GDP para que assim pudessem selecionar os nove melhores trabalhos dentro do projeto apresentado.

Foram selecionados dois grupos para representar a escola na FECEBMG, esses grupos foram selecionados através do nosso coordenador do grupo GDP em Belo Horizonte que recebeu a síntese de todos os trabalhos apresentados em nossa escola. É de grande orgulho termos os nossos alunos representando a nossa região, apesar de Luisburgo ser considerada praticamente como Zona Rural mesmo estando na Zona Urbana, nossos alunos são 90% da Zona Rural e ter o trabalho selecionado a nível de Minas Gerais representando a região que tem quatro escolas participantes do GDP. Temos o privilégio de ter professores bastante dedicados e sempre dispostos a dar continuidade a esse trabalho.

Tudo isso se deve ao nível de seriedade da nossa comunidade escolar com professores dedicados, uma direção comprometida com a qualidade da educação apesar de termos algumas deficiências, mas procuramos sanar todas elas. Os valores que nossos alunos carregam são diferentes daqueles dos alunos das cidades maiores, aqui existe um respeito maior com o professor, consciência cidadã, consciência do que é família e isso contribui para que eles possam estar interessados na pesquisa e conter conhecimento, mesmo porque é o futuro deles, procuramos conscientizá-los das necessidades que eles terão no futuro.

Gostaria de agradecer a todos os nossos professores, ao grupo GDP, aos funcionários, aos nossos alunos, a toda a comunidade que participou, à Escola Estadual de Reduto através de sua Diretora Mariléia e da professora Fabiana que vieram aqui nos visitar com duas turmas, ficamos bem orgulhosos por essa visita, agradecer ás técnicas da Superintendência de Educação Izabel, Daniela, Ivanir que é a nossa pedagoga e à nossa inspetora Clarice que também nos prestigiou através da sua presença, agradecer aos jurados Sr. Devair G. Oliveira de Manhuaçu, Sérgio Camilo e ao Willian de São João de Manhuaçu.

Reportagem: Devair Guimarães de Oliveira e Vitor Hugo

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui