Concurso selecionará Professores em 2011.

318

Brasília – O Ministério da Educação (MEC) planeja um concurso nacional para selecionar professores que desejam atuar na rede pública. A prova será em 2011 e, no primeiro momento, será destinada a docentes que tenham interesse em trabalhar com alunos dos primeiros anos do ensino fundamental e da educação infantil.

A ideia do concurso surgiu no ano passado e, segundo o Ministério da Educação, é uma demanda das próprias redes de ensino estaduais e municipais. A seleção funcionará nos moldes do atual Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): o professor faz a prova e depois poderá utilizá-la para ingressar em diferentes redes que aderirem ao processo seletivo. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será responsável pelo exame.

“Hoje cada um faz seu concurso de forma descentralizada, contratando empresas. Nós fizemos uma pesquisa e percebemos que os conteúdos cobrados no concurso eram muito limitados, as questões eram superficiais”, explicou a coordenadora-geral de instrumentos e medidas educacionais do Inep, Gabriela Moriconi.

O órgão buscou inspiração em processos seletivos de países com bons indicadores educacionais para desenvolver o projeto do concurso nacional. “Procuramos saber quais são os padrões do que seria um bom professor, que tipo de conhecimento e habilidades ele deveria ter no momento do ingresso. Depois adaptamos às necessidades do Brasil”, explicou.

A matriz dos conteúdos que serão cobrados na prova estará disponível para consulta pública ainda essa semana. Professores, universidades, estados e municípios vão poder opinar sobre o modelo da prova durante 45 dias. Logo depois, terá início o período de adesão das redes de ensino. A ideia é que o professor, antes de fazer a prova, possa consultar quais localidades vão utilizar a nota do concurso nacional para selecionar seus profissionais. Segundo Gabriela, as secretarias de educação têm mostrado bastante interesse nesse modelo de seleção.

“Para os municípios, especialmente, é muito complicado fazer o concurso, custa muito caro. Alguns passam muito tempo sem fazer concurso, contratando professores temporários para suprir a necessidade”, afirmou

Fonte: Agência Brasil.

20 COMENTÁRIOS

  1. A idéia é ótima, mas penso que todos os professores deveriam fazer essa prova, pois temos profissionais nessa area, desprovido de fundamentação, totalmemtente despreparado e nem se preocupam em melhorar, somente o que interessa é, o pagamento e naõ a educaçao e formaçao dos educandos.

    • Concordo com voce em parte, não s epode comparar ou igualar.Quanto a “fundamentação” isso tem demais (acho que voce não é da area) so que muitas vezes a demagogia esta presente nos autores que temos de seguir e muitos mesmo atuais estão fora de sala de aula e não conhecem a real´posição da escola e para que ela esta sendo usada (seria DEPOSITO DE CRIANÇA) Quanto a melhorar o conhecimento atraves de livros, cursos, pos ou outros, veja quanto ganha um professor, procure ver tb o preço de um livro, eu memso me formei e ainda não pude fazer uma pos decente, pois ganho 577,00, para melhorar meu salario e me promover, teria que trabalhar no min imo em 3 lugares, e acredite, mesmo com este salario não ha vaga e nem o governo nos da chance de trabalhar mais, então cara amiga, voce esta certa em algum ponto, mas veja as razões que levam os professores a não se aprimorar mais nos conteudos para passar para esta criançada que não esta querendo nada com a dureza, pois o governo facilita muito a suas vida, criando lemas como: Criança forçada a estar na escola” Criança não pode ser corrigida em seus erros academico pois fere seus sentimentos” “Não pode repetir d eano,tem de passar a qq custo” e dai pra frente…posso enumerar mais mil e umassssssss razões para que o professor esteja desmotivado e sem forças para lutar contra este sistema educacional que foi criado.Tchau

  2. Pois é Eliana um dos problemas é esse: é que muita gente como você só sabe olhar os maus profissionais e querem sempre nivelar por baixo… uma pena… fruto da demagogia vendida na mídia desinteressada numa educação de qualidade pautada nos bons profissionais …
    Ah, eu não sou professor, mas precisei de dezenas deles para chegar onde estou.

  3. Após passar três anos dentro de uma faculdade, estudando somente contéudos ligados a minha disciplina, prestar um concurso onde a maioria dos autores cobrados eu nunca tinha ouvido falar e cujos livros já tinham suas edições esgotadas ( 40 no total), isso sem contar as 20 páginas na internet com documentos que chegam a ter 191 páginas, fazer curso preparatorio aos domingos, durante quatro meses…. ainda tenho que abrir essa página e ler que os conteúdos cobrados nos concursos são muito limitados…. por Deus! Tem gente precisando deixar a demagogia de lado e conhecer de perto uma sala de aulas !

  4. Estou cursando o 6º período de pedagogia, UFMG/UAB,penso que o discurso teórico e vazio está muito longe da prática, pois o mais importante é resgatar valores esquecidos pela sociedade e não desfazer do conhecimento daqueles que educam em meio as adversidades do contexto escolar.Reciclar é preciso, mas é necessário dar oportunidade para que o educador(a) tenha tempo , oportunidade e condições finceira para se preparar, pois o mesmo não pode ser abandonado por políticas impensadas, tomada como pressuposto países de primeiro mundo.

  5. GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES , QUANTO AO CONCURSO DO ESTADO REFERENTE AO CARGO DE PROFESSOR, VALOR DE INSCRIÇÃO, PERIODO DE PROVAS, ISTO É OCORRERÁ MESMO EM 2011, PEÇO QUE RESPONDA-ME ESTE EMAIL.

  6. Facil falar, dificil é estar na posição
    de um professor.Não vou nem comentar sobre salario, apenas da violencia que gira em torno do trabalhador da educação, isso é fato, se a agressão acontece não temos dinheiro nem para o curativo, pode parecer hilario mas é tragico mesmo, antes de falar do referido profissional, veja quanto ele ganha apos gastar tempo e dinheiro para chegar a ter seu diploma d enivel superior nas mão, e ver tambem o que os jovens, crianças e pais estão agindo com este, deixando responsabiliaddes que são dos proprios em suas mãos deles e não dando o direito de agir sobre seus pequenos ditadores.ASh quanto a leitura de autores dentro da pedagogia, muitos (rsrsr) são apenas demagogos ou estão fora da realidade brasileira. Ontem a escola era para quem queria estudar hoje ela serve de deposito d ecrianças, as quais os pais nãos abem o que fazer com elas e delas, não ha convicção deste no real papel desempenhado pela escola, que seria a meu ver criar e dar educação academica e não a educação que era responsabilidade dos pais.Voltando a leitura dos professore, como faze-lo se o que s erecebe não esta dando nem para os curativos pos agressão!!!!!!!!!

  7. Acredito que um método de avaliação bem estruturado de acordo com as abordagens das diferentes áreas e que primasse o estilo inditivo-interpretativo como as avaliações do enem podem auxiliar no processo de seleção, pórem feito com muita seriedade e respeito aos profissinais da categoria que farão, não como foi o enem de 2010

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui