Epamig realiza três minicursos no Simpósio de Cafeicultura em Manhuaçu

234

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vai ampliar a participação no 16º Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha, que será realizado de 21 a 23 deste mês, no Parque de Exposições de Manhuaçu. Nesta edição, as tecnologias desenvolvidas pela empresa em cafeicultura serão apresentadas em três minicursos e difundidas por meio de estande, onde o público poderá ser atendido pelos pesquisadores e ter acesso às publicações da Epamig.

 Considerado um dos mais importantes da Zona da Mata, o simpósio pretende reunir cerca de 1,5 mil produtores de café e as principais lideranças do setor para debater ações que garantam produtividade e mercado para a cafeicultura na região de montanha. A realização é da Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), com o objetivo de difundir conhecimento e promover troca de experiências no setor cafeeiro.

 A Epamig Regional Zona da Mata será responsável por três minicursos. No dia 21, às 14h, os pesquisadores Antônio Alves Pereira (Tonico), Felipe Lopes da Silva e Antônio Carlos Baião de Oliveira (Epamig/Embrapa) vão apresentar o tema “Cultivares de café para as montanhas de Minas”. Na quinta-feira (22), o tema “Boas práticas agrícolas para cafeicultura de montanha” será apresentado a partir das 9h pelo pesquisador Marcelo de Freitas Ribeiro; e, às 17h, o pesquisador Sérgio Maurício Donzeles vai apresentar o tema “Uso e tipos de secadores mecânicos para secagem e obtenção de café de qualidade vai abordar”. As inscrições poderão ser efetuadas nos estandes da ACIAM e da Emater.

 A expectativa, segundo o chefe do Centro de Pesquisa da Epamig Zona da Mata, Trazilbo José de Paula Júnior, é tornar a empresa ainda mais atuante na região, considerada muito importante para o agronegócio cafeeiro de Minas Gerais. “Temos muitas tecnologias, incluindo cultivares de café, que respondem às demandas dos cafeicultores da região”, ressalta.

 Foco na produtividade e no mercado

 Com foco na produtividade e no mercado, as atividades desta edição do Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha vão tratar das novidades e dos programas que vem sendo lançados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), de forma a aproximar os produtores das estratégias para o desenvolvimento do setor. Segundo os organizadores, o simpósio evoluiu com a cafeicultura da região, que já apresenta um produto de melhor qualidade, com produtores mais preparados e com maior conhecimento da atividade. A programação completa pode ser conferida no site www.simposiodecafeicultura.com.br.

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui