FACIG é disparada a melhor instituição de Ensino Superior da Região

261

Estudantes, pais, professores e instituições de ensino superior (IES) poderão acompanhar com maior clareza os processos de avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação, a partir do Índice Geral dos Cursos da Instituição (IGC), criado em 2008 pelo Ministério da Educação. O índice é construído com base numa média ponderada das notas de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado, e a sociedade poderá escolher melhor os cursos e as instituições.

Além de conferir mais transparência ao processo, o indicador também oferece subsídios consistentes ao trabalho de avaliação in loco de cada instituição.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, os resultados das visitas in loco e do desempenho dos estudantes eram muito discrepantes. Agora, os avaliadores irão a campo com todos os dados objetivos relativos a cada instituição para que as informações sirvam de guia para julgamento mais criterioso.

A Facig é a instituição com a melhor classificação em toda a região, conforme detalhado na tabela a seguir. A instituição encontra-se melhor que 88% das instituições de ensino superior de todo o país (incluindo as universidades federais e centros de educação tecnológicos federais – CEFETs). A Facig já atende aos requisitos de número de professores em tempo integral e de titulação de professores para se transformar em um Centro Universitário.

A meta para os próximos anos é estar entre as 10% melhores instituições do país. Para isto, a Facig deu início ao seu programa de qualidade, com consultoria do SEBRAE e com cursos realizados pelos seus colaboradores junto à Fundação Getúlio Vargas – FGV e junto ao escritório brasileiro da empresa BSI.

Será um grande desafio devido ao crescimento da instituição. A Facig espera dobrar o número de cursos superiores oferecidos em Manhuaçu nos próximos anos. Alguns destes novos cursos já se encontram com processo em tramitação junto ao Ministério da Educação.

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui