Fundação João Pinheiro lança dois novos títulos da Coleção Mineiriana

205

A Fundação João Pinheiro lança, no dia 9 de agosto, as obras “Dicionário Bibliográfico Brasileiro – Edição Eletrônica” e “O Cabido da Sé de Mariana (1745 – 1820): documentos básicos”. Elas fazem parte da Série Obras de Referência, da Coleção Mineiriana, programa editorial da instituição iniciado em 1993, com 36 títulos publicados. O evento será às 19h, na Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, nº 1.466, Centro, Belo Horizonte).

Os títulos são edições atualizadas de manuscritos inéditos dos séculos XVIII, XIX e XX, obras fundamentais de referência e de pesquisa, traduções de textos de viajantes inéditos em português, reedições revistas de obras clássicas e de raridades bibliográficas da historiografia mineira, além de estudos e ensaios sobre temas de importância para o conhecimento de Minas Gerais e do país.

Obra valiosa de referência bibliográfica, já esgotada, de autoria de Sacramento Blake, lista aproximadamente 4.600 autores de diversas áreas do conhecimento, da história política aos trabalhos sobre música e engenharia, dos livros de poesia aos tratados de direito e compêndios de medicina, entre outros, reunidos em sete volumes publicados entre 1883 e 1902.

A edição eletrônica tem ortografia atualizada e disponibiliza as informações contidas nas quase 3.400 páginas do dicionário original, por meio de um ágil sistema de consulta que dá acesso ao nome e ao sobrenome do autor procurado, a seu pseudônimo ou titulação, ao local de nascimento, à formação e às obras publicadas, entre as muitas possibilidades.

A publicação contou com organização, estudo crítico e notas da dra. Melânia Silva de Aguiar, professora de Literatura Brasileira da UFMG e do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas.

O Cabido da Sé de Mariana (1745 – 1820): documentos básicos

Publicação realizada em parceria com a Editora PUC Minas. Composta pela transcrição de quatro manuscritos raros pertencentes ao Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana e ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, a obra relata a atuação da Igreja Católica em Minas Gerais no período colonial.

Os dois primeiros textos documentais se referem à criação e à estruturação do cabido da Sé marianense e são compostos por bulas papais, breves apostólicos e, sobretudo, pelos estatutos da Sé Catedral, abrangendo o período entre a inauguração da instituição até as vésperas da emancipação política do Brasil.

Os outros dois textos tratam da dinâmica da rotina da instituição e são constituídos pelos registros de atas, acórdãos, decisões e deliberações tomadas pelos membros da corporação.

Esta edição apresenta de forma inédita a integralidade dos registros documentais, facilita o acesso a informações que não são de ampla consulta e promove o conhecimento de manuscritos de difícil legibilidade, cujas partes opacas e esmaecidas tendem ao desaparecimento com o passar dos anos.

Coube ao historiador professor dr. Caio C. Boschi, professor titular de História do Brasil da UFMG, do Departamento de História da PUC Minas e de universidades de Portugal, cujos estudos sobre as instituições religiosas em Minas Gerais são referenciais, a organização, o minucioso trabalho de transcrição destes raros documentos, a fixação dos textos e o estudo introdutório.

Os livros e CDs estarão disponíveis para venda na sessão de lançamento e, a partir de 10 de agosto, na sede da Fundação João Pinheiro (alameda das Acácias, nº 70, São Luís/Pampulha) e demais pontos de venda da Coleção Mineiriana.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui