I Fórum sobre Educação Inclusiva é realizado em Manhuaçu

351

Realizado na manhã de quinta-feira, 30/08, o I Fórum sobre Educação Inclusiva em Manhuaçu, com grandiosa participação de educadores e do público em geral. Promovido pelo CME (Conselho Municipal de Educação), com total apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com a SRE (Superintendência Regional de Ensino), Poder Legislativo e escolas públicas e privadas, o encontro contou com a presença de especialistas que trouxeram novos conhecimentos e positivas trocas de experiências entre os participantes.

I Fórum sobre Educação Inclusiva é realizado em Manhuaçu

Na parte da manhã, a Mesa Diretora que abriu a solenidade foi composta por Presidente do CME, Celeste Maria Fraga de Oliveira; Secretária M. de Educação, Luizaura Januário; Diretora M. de Educação, Dilma Resende; Vereador Professor Giovanni Mageste; Chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira (rep. da Prefeita); Rep. da SRE, Edjane Fernandes, e Secretárias Municipais Cristina Miranda (Administração), Dra. Karina Gama dos Santos Sales (Saúde) e Giuzaina Celeste Gregório (Trabalho e Desenvolvimento Social).

I Fórum sobre Educação Inclusiva é realizado em Manhuaçu

Realizado no anfiteatro Vereador Camillo Felipe Nacif, na Câmara Municipal, o evento foi abrilhantado pelas apresentações dos alunos da EE Pearl White Slaib Fadlalla, APAE e do Colégio América. A Professora de Música, Márcia de Souza Lacerda, também apresentou seleto repertório ao teclado. Por se tratar de encontro que busca fortalecer a proposta de inclusão, foi convidada a Intérprete de Libras, Tayanna Rhodes, para conduzir a comunicação com a linguagem de sinais.

I Fórum sobre Educação Inclusiva é realizado em Manhuaçu

Após os pronunciamentos, foi organizada Mesa Redonda com os especialistas: Msc. Dr. Reinaldo Regis Silva, Médico Neurologista com atuação nas áreas Clínica, Pediátrica e do Desenvolvimento; Dr. Vinícius Nunes de Souza, Médico Psiquiatra Infantil, e Dra. Maria Regina Soares Silva, Psicóloga e Neuropsicóloga Clínica. A mediadora foi a Presidente do Conselho, Celeste Fraga.

Também presentes conselheiros tutelares e do CME; Presidente da APAE/ Manhuaçu, Xerxes Farini; Cleide (rep. da Promotoria de Justiça); Coordenadora de Atenção à Saúde Básica da Sec. M. de Saúde, Marizy Vasconcelos; Coordenadora doPrograma AABB Comunidade, Vera Lúcia Domingues, e a Ex-presidente do CME, Zandra da Fátima Lopes da Rocha. 

Após almoço servido aos participantes na EM São Vicente de Paulo, a programação teve continuidade com as palestras: ‘Desafios da inclusão: a escola como lugar da diversidade’, ministrada por Msc. Oziel Mendes de Paiva Júnior (Mestre em Gestão e Avaliação da Escola Pública pela UFJF/MG), e ‘O que traz quem recebemos na escola: um olhar além das aparências’, apresentada pela Orientadora Educacional Maria Virgínia de Carvalho Sales (Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga Clínica pelo CENSUPEG). A Superintendente Regional de Ensino, Vitória Magalhães, e o Vereador Vantuil Martins estiveram presentes.

Os participantes dirigiram perguntas aos palestrantes, e, no final do evento, foram colhidas propostas e sugestões sobre novos projetos e políticas públicas para o setor.

A seguir, os conselheiros do CME fizeram homenagem surpresa à Presidente Celeste Fraga, com leitura de mensagem e caloroso abraço, marcando de forma especial a consolidação dos trabalhos da atual gestão do conselho que, pelo prazo regimental, conclui suas atividades neste final de mês. Agora, a entidade preparará nova formação de seu quadro de componentes e diretoria.

Um delicioso café da tarde foi servido aos convidados no encerramento do fórum.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui