IBGE realiza concurso para 1 milhão de inscritos.

259

Neste domingo (30) mais de 1 milhão de pessoas vão concorrer a uma das 192 mil vagas temporárias do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o Censo 2010. Na véspera da prova, que será aplicada às 13h, professores e diretores de cursos preparatórios dão dicas para que os candidatos não passem sufoco.

A recomendação para o sábado (29) é conhecer o local de prova, diz a professora de português Cláudia Beltrão, da Central de Concursos.

 É importante que ele vá até o local no sábado, para que já saiba o melhor caminho de sua casa até lá. Assim, o candidato não terá stress em cima da hora.

O candidato também deve fazer programas leves e evitar os livros a todo custo, aconselha Cláudia. Segundo ela, estudar na véspera pode deixá-lo nervoso ao encontrar “coisas que não lembra”. Para aqueles que não conseguirem resistir e acabarem mergulhando nas apostilas, resta a sugestão do professor Felipe Lima, da rede de ensino LFG: estudar no máximo até a tarde do dia anterior, resolvendo questões com o mesmo formato da prova.

– Se ele acertar os testes, ótimo. As questões que ele errar, pega a resposta e vê o que estava errado.

Lima diz que é importante dormir bem. Ele explica que a capacidade de lembrar e raciocinar no dia seguinte pode ser afetada por uma noite mal dormida.

No domingo, a ideia é acordar tranquilamente e comer pouco. Os dois professores afirmam que o ideal é fazer uma refeição leve com carboidrato, como macarrão. Para a hora da prova, Cláudia aconselha os candidatos a levarem uma barra de cereais ou um chocolate.

– É importante não fazer um almoço pesado, e sim, comer carboidratos. Na prova, é importante que o aluno coma um chocolate quando se sentir fraco. Também pode ser uma barra de cereal ou até mesmo uma bala.

Durante a prova, Lima recomenda que o candidato pare a cada uma hora e faça o seguinte ritual: coma um doce, respire fundo, corrija a postura, alongue os braços e o pescoço e, por fim, tome um copo de água.

– Essas pausas são fundamentais para a agilidade mental e para o raciocínio.

A prova terá 50 questões de múltipla escolha com quatro alternativas cada. O candidato deve ficar atento à importância que cada disciplina terá na pontuação. Os testes de língua portuguesa e de conhecimentos gerais terão 10 questões, valendo 15 pontos cada. A prova de matemática, também com 10 questões, valerá 20 pontos. A matéria com o maior peso é a de conhecimentos técnicos: serão 50 pontos para cada uma das 20 questões.

Os gabaritos serão divulgados no dia 31 de maio. Candidatos poderão apresentar recurso nos dias 1º e 2 de junho. O resultado final do processo seletivo sai em 1º de julho.

Com informação do R7.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui