Minas Gerais capacita gestores públicos em direitos humanos

167

 O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges, participou, nesta terça-feira (12), da abertura da capacitação em direitos humanos para diretores e técnicos das 19 regionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O treinamento é realizado no prédio Gerais, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, e tem como principal objetivo reforçar os princípios básicos dos direitos humanos, para que os profissionais sejam atores ativos de direcionamento e encaminhamento das políticas nos municípios.

“É preciso ter um entendimento sobre as questões dos direitos humanos que não seja só da boca para fora, mas sim, na prática, e vocês, que estão na ponta, precisam ter um olhar crítico com relação ao tema”, disse o secretário durante a abertura dos trabalhos.

Wander Borges falou da necessidade de combater as violações dos direitos das mulheres, idosos, gays, lésbicas, travestis, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes. Um dos serviços oferecidos pelo Governo de Minas neste sentido é o Disque Direitos Humanos, canal criado no ano 2000 para receber denúncias de qualquer tipo de violação dos direitos humanos.

O serviço é gratuito, sigiloso e pode ser acionado pela população dos 853 municípios de Minas Gerais. Para denunciar, basta ligar 0800 031 1119. No primeiro semestre deste ano foram recebidas 1.803 denúncias.

Cerca de 40 pessoas participam do encontro, promovido pela Diretoria de Promoção e Educação em Direitos Humanos. A subsecretária de Direitos Humanos, Glaucia Brandão, também participou da abertura das atividades.

Os representantes do interior do Estado permanecem em Belo Horizonte até esta quinta-feira (14), a fim de trocar experiências e apresentar o trabalho desenvolvido em suas respectivas diretorias.

 

 

 

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui