Municípios receberão mais 15 mil telecentros comunitários

284

gd_2612telecentro6O Ministério das Comunicações publicou aviso de licitação para comprar kits para instalação de 15 mil telecentros comunitários. Cada unidade serve de plataforma para que as comunidades possam ter acesso ao meio digital. A decisão permitirá triplicar o número de telecentros até o final do próximo ano. Assim, o programa de inclusão digital do governo federal, considerado o maior da América Latina, garantirá que todos os municípios brasileiros tenham acesso gratuito à internet.

Até setembro deste ano, 4.454 dos 5.996 telecentros entregues pelo Ministério das Comunicações estavam instalados e atendendo à população. O próximo passo é fazer com que até o final de 2010 tenham sido instalados 21 mil telecentros com acesso gratuito à internet.

Em 2007, na primeira fase do projeto, foram investidos cerca de R$ 134 milhões na compra dos equipamentos. Aderiram 5.452 municípios, quase 98% das cidades brasileiras. Faltaram se cadastrar 112 municípios e a meta é que todos estejam no programa até dezembro de 2010. Para a segunda fase, está prevista a compra de equipamentos e mobiliário. O pregão eletrônico para aquisição dos produtos, com resultado em sistema de registro de preços por até 12 meses, será dia 21 de outubro.

Estrutura de suporte acompanha computadores – Cada telecentro, é constituído de dez terminais de computador com acesso à internet, um servidor de rede, impressora a laser, projetor multimídia data-show, câmera para monitoramento remoto, mesas, armários e cadeiras. Os terminais de computador têm capacidade para receber sinais de IPTV, o que permite receber programas como a TV Escola, por exemplo. Todos os telecentros adotam software livre.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui