PIONEIRO DOS QUADRINHOS NO BRASIL NASCEU EM LUISBURGO

293

Casa de Cultura em Movimento

casa-de-culturaJulierme de Abreu e Castro nasceu em Luisburgo, em 5 de setembro de 1931. Mudou-se com sua mãe para o Rio de Janeiro onde, após terminar os estudos de 1º e 2º graus no Colégio Baptista, tornou-se bacharel em Antropologia, Geologia, História e Geografia na Universidade do Brasil.
Julierme revolucionou o ensino de história com o livro História Geral para a Escola Moderna, escrito por ele e “quadrinizado” pelo desenhista argentino Rodolfo Zalla.
O uso de quadrinhos na Educação transformou a obra de Julierme de Abreu e Castro e Rodolfo Zalla numa proposta inovadora na produção de livros didáticos, revolucionando o ensino mundial, sendo o primeiro livro do planeta que se tem noticia elaborado em quadrinhos, exclusivo para o ensino didático. Esse livro fez tanto sucesso que, por alguns anos, foi adotado por cerca de 80% dos professores do Brasil, sendo exposto em bienais nos Estados Unidos, Europa e Japão.
Uma parte do livro remonta à colonização espanhola na América do Sul, assunto que até hoje é abordado em diversos concursos vestibulares.

Fonte: Casa de Cultura

2 COMENTÁRIOS

  1. Simplesmente sensacional e eficaz a didática do ensino utilizando-se os quadrinhos(é como se você estivesse vendo um filme), fui um dos estudantes beneficiados com essa metodologia do Julierme, há trinta anos, saudades!!!. A própósito, alguém me diz, atualmente, onde posso adquirir livros dessa série.SDS, Rodrigues Neto(cel.99-9643.5358).Imperatriz-Ma.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui