Professores que fazem a diferença

258

Por Devair G. Oliveira e Luana Gomes
Em Minas Gerais apesar do governo não corresponder às expectativas dos educadores, muitas escolas tem sido referencia no ensino, como é o caso da Escola Estadual Cordovil Pinto Coelho em Manhuaçu, que vem realizando vários projetos extraclasses com o intuito de unir escola, comunidade e família.  “A nossa escola tem a proposta de trabalhar com a unidade, envolvendo toda a comunidade. Os pais ajudam em casa e são presentes nas atividades escolares. O sucesso da nossa escola é graças à participação da família, que é quase 100%, dentre muitos projetos destacamos o “Rua do Lazer” realizado em parceria com o SESC, onde as crianças participaram de teatros, jogos e brincadeiras; o “Gincana Cultural” que proporcionou às crianças a oportunidade de unir jogos e conhecimento e ainda puderam ir ao cinema, alguns pela primeira vez; o “Projeto Cidadania” que contou com a presença do prefeito Adejair, secretário do SAMAL Renato e do Capitão Adenilson, e dos pais, onde os alunos discutiram o problema do lixo e do trânsito, os alunos reivindicaram por melhorias em nossa cidade. Mais recentemente, o projeto “Resgate da Memória” que trabalhou a idéia de História contada. Cada aluno levou para sala um objeto histórico pertencente à família e a partir dos objetos contaram suas histórias”. Comenta o diretor Júnior.

“O trabalho começou com a pesquisa dos alunos junto aos pais, avós, amigos e conhecidos para descobrir objetos antigos que tivessem uma história afetiva, de longo tempo na família. Trabalhamos a disciplina de História com o desejo de despertar nas crianças o gosto pela disciplina. Foi uma verdadeira aula prática, envolvendo a família de forma direta e proporcionando a oportunidades das crianças pesquisarem junto de seus pais e familiares a história acerca de suas relíquias.” Disse a professora Neuza, responsável pelo projeto.

Os alunos se mostraram muito envolvidos com o projeto e, mesmo depois, contavam animados sobre os objetos que levaram e viram, muitos desses desconhecidos por eles e até pelos pais. Pudemos conversar com alguns alunos e ver o quanto o projeto foi bom e trouxe ótimos resultados. “Eu trouxe uma ampulheta. Foi bom para gente aprender sobre o passado, como nossos pais viviam. O objeto que mais gostei foi a maquina de escrever. Ela é mais legal que o computador” Disse Natália Daloio Fagundes, de oito anos e meio, como ela quis ressaltar “Eu trouxe a máquina de escrever. Foi legal ver os objetos passados de pai para filho. Os objetos que mais gostei foi um vídeo game muito diferente e um cachimbo igual ao do Saci Pererê”. Disse Clésio Lucas de Castro Visa, de oito anos.  “Eu trouxe um mini baú e uma xícara. Conheci muitas coisas novas, que eu nunca tinha imaginado. O que mais gostei foi do ferro a brasa, achei muito legal”.  Disse Hannah Evelyn Sant’Anna, aniversariante do dia, completando nove anos.

Veja: Histáoria de ontem contada hoje.

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia para todos dessa escola que amo demais.
    Estudei aí e sinto muita saudade de todos os meus amigos e colegas da turma. Penso que é uma das melhores escolas de Manhuaçu e quem sabe de3 Minas Gerais, devo muito aos meus professores e muito a escola Cordovil. Muitos alunos de outras escolas estão pedindo pára fazer um evento desse, gostamos muito das fotos das coisas antigas as crianças amaram.

    Moro em Ipanema.
    Maria Lúcia Silva

  2. Ola pessoal do Cordovil,eu sou a Millena.
    Ja estudei ai e sou irma do Augusto do terceiro ano,sala 2.Ele fez parte desse projeto.Confio muito nessa escola e nos professores,porque foram eles que me ajudaram a ser alguem no futuro.Agora,estudo na Escola Estadual de Manhuaçu,Ex Polivalente,mas o meu irmao estuda ai.Tenho 11 anos e estou no sexto ano,sala 1.
    Beijao para voces,fiquem com Deus e Thau,Thau…

  3. Ola pessoal do Cordovil,eu sou a Millena.
    Ja estudei ai e sou irma do Augusto do terceiro ano,sala 2.Ele fez parte desse projeto.Confio muito nessa escola e nos professores,porque foram eles que me ajudaram a ser alguem no futuro.Agora,estudo na Escola Estadual de Manhuaçu,Ex Polivalente,mas o meu irmao estuda ai.Tenho 11 anos e estou no sexto ano,sala 1.
    Beijao para voces,fiquem com Deus e Thau,Thau,Thau.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui