Secretária Ana Lúcia Gazzola destaca a importância de estratégia cooperada com o MEC

216
Secretária Ana Lúcia Gazzola e o ministro Fernando Haddad (Foto: Fabiana Gomes de Carvalho)

 Em março, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), apresenta para o Ministério da Educação (MEC) propostas para os quatro eixos do Plano de Ações Articuladas (PAR). O PAR é um instrumento que busca organizar a atuação dos entes federados no que concerne à política de educação do país. Integrantes do governo federal virão ao Estado para conhecer as propostas mineiras.

Esse é um dos resultados da agenda, realizada na tarde desta segunda-feira (14), em Brasília (DF), entre a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, e o ministro da Educação, Fernando Haddad. Também foram discutidas durante a reunião outras estratégias de cooperação entre o governo mineiro e a União nas áreas de infraestrutura escolar, na ampliação do projeto Banda Larga na Escola e na otimização do Programa de Educação Profissional (PEP), que, em 2011, deverá formar mais de 172 mil jovens em Minas Gerais.

A secretária Ana Lúcia Gazzola colocou à disposição do MEC a metodologia e os materiais didáticos dos programas de Educação Profissional (PEP) e de Intervenção Pedagógica (PIP). O PIP conta com comissões multidisciplinares que trabalham sob a coordenação da sede da SEE e que atuam a partir de cada Superintendência Regional de Ensino, visitando as escolas, entrando nas salas de aula, verificando os problemas no ensino e na aprendizagem, o desempenho pedagógico e didático do professor, identificando os alunos com pior performance, trabalhando com eles, encontrando estratégias articuladas com o conjunto da escola para melhorar o desempenho dos alunos dos cinco primeiros anos do ensino fundamental. O PIP entra agora na fase II, sendo estendido aos últimos anos.

“Entendo que a cooperação entre a Secretaria de Estado de Educação e o MEC é um caminho de duas vias. É fundamental que cada ente aporte o que tem de melhor para transformar a educação básica de nosso país”, destacou Ana Lúcia Gazzola após o encontro com o ministro Fernando Haddad. “Estamos abertos para colaborar e construir juntos alternativas para revolucionar a educação”, completou a secretária de Estado de Educação.

Após a agenda com o ministro, Ana Lúcia Gazzola se reuniu com o secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim, e com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

Nesta terça-feira (15), Ana Lúcia Gazzola se encontra com a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, e com a secretária de Educação Especial do Ministério da Educação, Cláudia Dutra. A viagem pela capital federal se encerra na quarta-feira (16), quando Ana Lúcia participa de reunião extraordinária no Conselho Nacional de Secretários de Educação. O retorno a Belo Horizonte está marcado para a manhã de quinta-feira (17).

Por Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui