Secretaria de Educação amplia oferta de vagas no Curso Normal

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Objetivo do Estado é atender demanda dos municípios por educadores infantis habilitados

A pedagogia voltada à educação infantil requer um preparo específico para que o professor possa construir junto às crianças o aprendizado a partir do lúdico. Com foco na formação de educadores para atuarem em creches e pré-escolas, com crianças de zero a cinco anos, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) oferece o Curso Normal, também conhecido, popularmente, como Magistério.

Essa modalidade de formação de nível médio foi ampliada em 2013 e é oferecida em escolas estaduais de 272 municípios. No ano de 2012, a oferta estava presente em 237 cidades do Estado, de acordo com o Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade). Quando o assunto é o número de matrículas no Curso Normal, o Estado conta com 18.456 alunos em curso. Em 2012, foram 15.871 estudantes matriculados na iniciativa que é realizada em duas modalidades: concomitante ao ensino médio e pós-médio.

De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, o aumento da oferta de vagas para o curso Normal está relacionado a uma maior demanda dos municípios devido à meta do Plano Nacional de Educação (PNE). “A universalização da educação infantil é de responsabilidade dos municípios e deverá ser feita até 2016. Nesse sentido, o Estado tem a responsabilidade de cooperar com as prefeituras na formação de professores e na capacitação continuada deles. Inclusive a ampliação é uma tendência devido a essa obrigatoriedade. A partir de agosto, nós ofertaremos mais vagas”. A estimativa da SEE é que sejam abertas, no segundo semestre deste ano, 44 novas turmas que farão o atendimento de, aproximadamente 1.700 alunos.

Pedagogia infantil

Durante o curso, o educador possui uma formação a partir de eixos, tópicos e conteúdos que contemplam temas como: história da infância e da educação infantil; políticas públicas e legislação; crescimento e desenvolvimento da criança pequena; instituição da educação infantil e cotidiano; identidade profissional e; concepção do processo de alfabetização. Todas essas temáticas contribuem para que o professor possa embasar o seu trabalho pedagógico com as crianças. “Uma criança que tiver a sua educação infantil bem trabalhada, com qualidade, terá um caminho diferenciado e isso passa por um por professor bem orientado, com formação adequada”, ressalta a subsecretária.

O curso é ofertado em duas modalidades: integrada e pós-médio. Para os alunos da modalidade integrada, o curso proporciona uma formação que alia os conteúdos do ensino médio com os de caráter pedagógico de modo a relacionar a cultura, a investigação científica, o conhecimento tecnológico e a realidade social do educando. Nesse caso, o curso tem duração de quatro anos.

Na modalidade pós-médio, a carga horária de estudos já cursada na última etapa da educação básica é complementada com a carga horária do Curso Normal. Nessa situação existe um plano de estudos para o cursista que compreende uma carga horária de 1.600 horas (um ano e meio), incluída 800 destinadas à prática de formação – exercício da docência.

“A formação do professor da educação infantil deve despertá-lo para a observação do contexto familiar da criança. Um aluno de dois e três anos, por exemplo, já traz para a sala de aula o reflexo do que ocorre dentro de casa. Por isso é importante que o professor tenha, durante a sua formação, noções de psicologia e outros temas que envolvem o comportamento social”, destaca o professor do Curso Normal na Escola Estadual Cândida Cabral, em Belo Horizonte, Ederson Rodolfo Rodrigues.

Estudante do primeiro módulo do curso na instituição, Poliana Carolina Belico explica que o educador infantil deve ter uma visão diferenciada dependendo do público. “Com crianças do berçário, o professor de educação infantil deve usar brinquedos que estimulem a coordenação motora. Já com as crianças da pré-escola, o foco deve ser em brincadeiras que promovam a interação social e a observação de itens como associar o objeto cadeira com o nome cadeira”.

O acompanhamento e a avaliação do Curso Normal são feitos pelas escolas estaduais ofertantes da iniciativa e pelas Superintendências Regionais de Ensino. Na Secretaria de Estado de Educação, o Curso Normal está vinculado à Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional e da Diretoria de Projetos Especiais.

Formação e demanda

A formação do educador infantil contempla uma carga horária de 800 horas de prática. Nessa jornada, o aluno tem a oportunidade de vivenciar, de forma contextualizada e transversal, as demais áreas curriculares, associando a teoria à prática com o trabalho em creches e pré-escolas.

A abertura de turmas de Curso Normal é feita a partir da demanda do município que é apresentada à Superintendência Regional de Ensino da qual faz parte. Esta demanda é avaliada pela regional e SEE e incluída no plano de atendimento da Superintendência para a oferta de turmas. Nos casos dos municípios que já contam com escolas estaduais que ofertam Curso Normal e, ainda sim identificou demanda por novas turmas, a própria escola ofertante deve apresentar essa demanda para a regional que faça a inclusão do pedido em seu plano de atendimento.

Agência Minas

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