Secretaria de Estado de Educação amplia atendimento no ensino médio noturno

181

De acordo com dados do Plano de Atendimento Escolar, 33.646 alunos que iniciarão seus estudos no 1º ano do Ensino Médio estudarão no noturno

Com uma política educacional voltada para o atendimento do jovem, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) autorizou para 2016 a ampliação de turmas de ensino médio no turno noturno. Em 2015, 21.962 estudantes cursaram o 1º ano do ensino médio em escolas da Rede Estadual de Ensino no turno da noite. Para 2016, a previsão inicial do Plano de Atendimento Escolar é que 33.646 alunos concluintes do ensino fundamental ingressem no ensino médio neste período do dia.

“Toda demanda que chegou foi atendida e em alguns casos foram autorizadas turmas com um número inferior ao previsto na legislação para atender a demanda de distritos ou de uma cidade pequena que só tem uma escola, da educação do campo, indígena e quilombola”, ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça.

O número de estudantes do ensino médio que estudam no noturno ainda deve aumentar. A maioria dos estudantes que se inscreveram na Campanha Virada Educação Minas Gerais e que desejam retomar seus estudos optaram por estudar à noite, como explica Augusta.

“Trazendo para a centralidade da política educacional a pauta da juventude, a Secretaria fez o chamamento por meio da campanha VEM de todos os jovens que quisessem retomar seus estudos. Nesse sentido, as escolas serão reorganizadas para atender a essa demanda. Até o momento pela campanha temos cerca de 11.600 jovens inscritos e 79,6% deles declararam que querem estudar à noite”, conclui a subsecretária.

Educação de Jovens e Adultos

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) o número de alunos também foi ampliado. Em 2015, eram 39.235 estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental e 98.120 alunos no Ensino Médio. Para 2016, serão 44.870 alunos nos anos finais do ensino fundamental e 117.800 no ensino médio. A EJA visa atender jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudo e que desejam completar a Educação Básica.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui