Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais assina convênio

231
Secretária Ana Lúcia Gazzola e a diretora Fátima Lima

Alunos e professores do Ensino Fundamental de 183 escolas da rede estadual terão a oportunidade aperfeiçoar seus conhecimentos em temas como educação no trânsito, alimentação saudável e educação ambiental. É que a Secretaria de Estado de Educação (SEE) assinou, nesta quarta-feira (13), um convênio com a Fundação Mapfre, instituição internacional com sede na Espanha que atua na área de seguros.

Inicialmente, a parceria irá beneficiar apenas escolas que participam do Programa Escola de Tempo Integral, como explica a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. “Essas escolas têm atividades no contraturno das aulas, que é quando as ações dos projetos acontecem. Aliás, nós estamos ampliando o conceito do tempo integral para Educação em Tempo Integral para que possamos incluir programas como o Poupança Jovem e o Minas Olímpica, por exemplo, que são programas de outras secretarias que tem o mesmo objetivo, ou seja, ampliar a permanência do aluno em atividades promovidas pela escola. Nós queremos inclusive com parcerias como a da Fundação Mapfra sustentar o nosso novo programa Minas Presente na Escola para induzir e incentivar parcerias para atividades no contraturno”.

Por meio da parceria, professores serão capacitados para trabalharem três projetos com os estudantes. O primeiro deles é o Viver com Saúde. A ação visa disseminar hábitos de vida saudável, com foco na alimentação. Para isso, os professores passam por um processo de capacitação onde são estimulados a refletir sobre condutas saudáveis e a fomentar ações pedagógicas que sensibilizem a comunidade escolar sobre a importância de se ter uma boa qualidade de vida. Assim desde cedo as crianças têm a oportunidade de aprender, por exemplo, como preparar um café da manhã saudável e a importância das atividades físicas.

Mesmo antes da assinatura do convênio a SEE já desenvolve projetos em parceria com a Mapfre. O Programa Educação Ambiental nas Escolas, que tem como objetivo interligar questões sociais, econômicas e políticas com questões ambientais, já começou a ser desenvolvido nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro. O objetivo é que a iniciativa atinja 6.580 alunos e 120 professores. Já pelo Programa Educação Viária, que incentiva a realização de ações relacionadas à circulação segura pelos espaços públicos, devem ser capacitados 168 professores, possibilitando a aplicação do projeto para cerca de cinco mil alunos. Os projetos também serão realizados na SRE de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.

Segundo a diretora da delegação da Fundação Mapfre no Brasil, Fátima Lima, a ideia é que a parceria com a Secretaria possa ser expandida a partir da adoção de novos projetos. “Nós já temos parceria em outras regiões do país. São projetos ligados à educação ambiental e que mostram para os estudantes a importância de uma alimentação saudável. Eu tenho certeza que esses três projetos vão agregar muito à Secretaria. Eles são uma contribuição da Fundação. Essa parceria vai ser expandida nos próximos anos a partir de outros projetos que nós temos em vista”.

Além de representantes da Fundação Mapfre e da SEE, cerca de 20 alunos do 4º ano da Escola Estadual Lafaiete Gonçalves participaram da cerimônia de assinatura do convênio e tiveram a oportunidade de assistir a um teatro sobre alimentação saudável. A escola foi a vencedora de um concurso realizado pela Fundação em 2009. Alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental tiveram aulas sobre educação no trânsito e escreveram um livro sobre o tema. Intitulado ‘Contando Contos’, a publicação reuniu uma série de contos escritos pelos estudantes.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui