Seminário de Educação Inclusiva é realizado em Manhuaçu

496

Um positivo debate e a troca de experiências sobre a convivência com pessoas com autismo em sala de aula ocorreram na segunda-feira, 2 de abril, durante o Seminário de Educação Inclusiva, realizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Manhuaçu, com o apoio do Legislativo, SRE e Conselho Municipal de Educação. Nesta data se comemora o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo” ou o “Dia Mundial do Autismo”.

Ocorrido no anfiteatro Vereador Camillo Felipe Nacif, na Câmara Municipal, o evento reuniu profissionais das redes municipal, estadual e particular de ensino, com agradável programação e importantes palestras. A Banda de Música do 11º Batalhão de Polícia Militar executou o Hino Nacional Brasileiro.

A Prefeita Cici Magalhães participou da abertura, juntamente com a Secretária M. de Educação, Luizaura Januário; Diretora de Educação, Dilma Resende; Chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira; Superintendente Regional de Ensino, Vitória Magalhães, Médico Dr. Luiz Prata e esposa, Dra. Beatriz Prata – pais das palestrantes -, e representantes do Conselho Municipal de Educação, Celeste Maria Fraga Oliveira (Presidente) e Telma Natal. Representantes das Secretarias de Educação de Mutum, Manhumirim e de Reduto também estiveram presentes, além de diretores e coordenadores de escolas municipais e estaduais e Professor Luiz Pessoa (Lions Club).

O Dia Mundial do Autismo foi instituído com o propósito de ajudar a conscientizar a população sobre este transtorno no desenvolvimento do cérebro, que afeta cerca de setenta milhões de pessoas em todo o mundo.

No decorrer da programação, entre 8h da manhã e 16h, foram ministradas duas palestras. A primeira ocorreu de manhã e foi apresentada pela Psicóloga e Mestre em Ciências da Saúde, Dra. Lídia de Lima Prata. Foi concedida palavra franca, que se revelou como importante momento de troca de experiências, a partir da narração de casos vivenciados em sala de aula, junto aos alunos, por parte dos professores presentes. A palestrante respondeu às perguntas e apresentou sugestões sobre como proceder no relacionamento com estas crianças e jovens, colegas de sala e seus pais.

Após almoço servido aos participantes, na EM São Vicente de Paulo (CAIC), a programação continuou. A Professora Márcia de Souza Lacerda, da SME, e o cantor Rafael Concolato Sales realizaram apresentação musical, abrindo este segundo momento do seminário.

A palestra da tarde foi ministrada pela Advogada Dra. Cynthia de Lima Prata Abi Habib, pós-graduada em Direito da Educação, cofundadora da ASA TEA/MG (Associação da Síndrome de Asperger no Transtorno do Espectro do Autismo); membro do laboratório LAPPEEI da UFMG (Laboratório de Psicologia, Psicanálise, Educação Especial e Inclusão da Universidade Federal de Minas Gerais) e colunista na revista digital Tendência Inclusiva.

Mais uma vez houve palavra franca, o que possibilitou aos participantes o esclarecimento de dúvidas sobre a legislação que trata da inclusão de pessoas com síndrome do autismo nas escolas, entre outras questões.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui