Servas entrega Centro Solidário de Educação Infantil em Porteirinha

210
Presidente do Servas visitou instalações do Centro Solidário de Porteirinha

As famílias do município de Porteirinha, no Norte de Minas, receberam, nesta segunda-feira (25), o Centro Solidário de Educação Infantil, um espaço idealizado e construído pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), que oferece infraestrutura de qualidade para o atendimento de crianças de até seis anos.

“Essa obra é fruto de parcerias, responsabilidades e compromissos honrados e reforça a expectativa de um futuro melhor para as nossas crianças”, disse a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha. Essa é a 17ª unidade construída e implementada pelo Servas em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), com recursos próprios e captados no âmbito do Fundo para Infância e Adolescência (FIA Estadual).

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges, “essa é uma obra diferenciada que visa contribuir com as famílias no cuidado às crianças e mais uma obra entre as diversas iniciativas do Governo de Minas na região”. Para o prefeito de Porteirinha, Juracy Freire Martins, “receber esse projeto, onde estão sendo acolhidas nossas crianças, é motivo de alegria para todos nós que estamos trabalhando para construir um mundo melhor para elas”.

As crianças ficam no Centro Solidário em horário integral, onde recebem todo o material para atividades diárias, uniformes (camiseta, calça, bermuda, agasalho e mochila), lanches e refeições. Eliane Aparecida Ferreira Silva, mãe de Mateus Riar, de quatro anos, disse que está tranquila, sabendo que seu filho será bem cuidado. Jéssica dos Santos Gomes precisa trabalhar e não tinha quem cuidasse da filha, Jeniffer Michaela, “que já está gostando do lugar”, garante.

O projeto foi desenvolvido voluntariamente pela empresa Dávila Arquitetura, de Belo Horizonte, de acordo com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Os espaços são projetados para motivar e criar oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, respeitando suas necessidades e interesses”, lembrou a presidente do Servas na inauguração.

O Centro de Porteirinha fica no bairro Renascer, tem área construída de aproximadamente 700m², incluindo salas de atividades, cozinha e espaços para administração. Os ambientes são mobiliados e equipados com eletroeletrônicos, computadores, brinquedos, livros e jogos. A unidade foi entregue pelo Servas à administração do poder público municipal, que cedeu o do terreno e será responsável pela infraestrutura e recursos humanos.

Também no Norte de Minas, em agosto, será entregue o Centro Solidário de Taiobeiras. Outras 16 unidades já estão em funcionamento: Além Paraíba, Araçuaí, Bocaiúva, Campos Gerais, Caratinga, Conselheiro Pena, Felixlândia, Governador Valadares, Ibirité, Itamarandiba, Jequitinhonha, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Salinas, São João del-Rei e Teófilo Otoni.

Todos os profissionais que atuam nos Centros Solidários, educadores infantis e pessoal de apoio, são capacitados integralmente com recursos do Governo de Minas por meio da Sedese. A capacitação oferece qualificação específica para o exercício de atividades pedagógicas e administrativas no atendimento às crianças que serão recebidas na unidade.

Empresas interessadas podem destinar ao FIA, 1% do Imposto de Renda devido; pessoas físicas também podem contribuir, destinando 6% do IR devido. Mais informações no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca): (31) 3222-8988 ou [email protected].

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui