Teógenes Nazaré é homenageado na ACLA – MG

225
(Direita para esquerda) Fabrício Santos, Rosiane Coelho, Matheus Portugal, Teógenes Nazaré, Ana Lúcia Portugal, Elson Ferreira dos Santos, Rita Santos, Laura Luisa e Henrique Fabry (Filhos de Fabrício e Marilza), Marilza Santos, Jonas Lopes, Fábio Santos, todos atores do filme “SONHOS REAIS

No dia 23/07 às 20:00 h da noite de sexta-feira, a Academia de Ciências Letras e Artes de Minas Gerais com sede em Manhuaçu, presta uma homenagem mais que merecida ao acadêmico e mais novo cineasta Teógenes Nazaré.

O Diretor de Cultura e Turismo de Manhuaçu Comendador Fabrício Santos (Presidente da ACLA/MG), conta que esteve em Belo Horizonte apresentando o projeto do filme produzido por Teógenes Nazaré, que além de ser acadêmico da ACLA/MG é um brilhante comunicador, preocupado com os menos favorecidos. Ele que apresenta o programa “Mão Amiga” da TV Catuai e se destaca agora como cineasta do filme “SONHOS REAIS”, contando com a colaboração de atores voluntários que acreditaram em seu projeto. Esses atores são pessoas de vários segmentos da sociedade, bem como funcionários de entidades, setores públicos, do comércio de Manhuaçu e Região, que se desdobraram entre o trabalho, ensaio e as filmagens.

Teógenes recebe das mãos do Comendador Fabrício Santos as duas homenagens vindas de Belo Horizonte através do Acadêmico Benemérito da ACLA/MG Comendador Franklin Lopes de Freitas. Um Diploma por reconhecimento por seu trabalho de Autodidata e o outro por uma lauda de Honra ao Mérito através da soberana ordem da família Freitas. Manhuaçu tem se destacado muito no que diz respeito à cultura, pois têm surgido muitos novos talentos.

A Banda “FUN MORE” com seu estilo Pop Rock e o grupo de pagode “INACREDITÁVEL” tomaram posse na sessão juvenil da ACLA receberam seus diplomas como Acadêmicos e ambos deram um show à parte. O Presidente do Lions Clube Flor de Manacá, Paulo César recebeu uma homenagem com o diploma de “Amigos da ACLA/MG” e uma obra de arte enviada por Franklin Lopes, belíssima e raríssima de grande valor para o acervo cultural do Lions, foi o que nos confidenciou o Comendador Fabrício Santos.

Fabrício ainda falou sobre o evento do dia 1º agosto de 2010. Da parceria do Departamento de Cultura e Turismo e o COAMMA juntamente com a Secretaria de Trabalho e Ação Social para o Evento do 4º Dia do Líder Comunitário a ser realizado na APAE de Manhuaçu. “Eu fiquei responsável por trabalhar toda a parte cultural juntamente com os Artistas, que forem cadastrados em todos os bairros e distritos e que irão participar desse Evento.  Toda a parte cultural eu estarei organizando, a (ACLA MG) Academia de Ciências Letras e Artes de Minas Gerais, também estará dando seu apoio ao Departamento de Cultura, estará lá vários Acadêmicos colaborando com o dia do Líder comunitário”. O COAMMA ficou responsável em cadatrar através dos Lideres Comunitários todos os Artistas de todos os bairros da cidade e os Artistas dos Distritos de Manhuaçu.

Fabrício fala a respeito de um projeto de Arte e Cultura comunitária que será desenvolvido através de uma parceria com o COAMMA e os líderes comunitários dos bairros e as comunidades dos distritos. Segundo ele este projeto visa preencher o espaço ocioso de crianças, jovens e adolescentes evitando que estes venham se envolver com Drogas e entrem para a criminalidade. Explica Fabrício: “É claro que vamos treinar os monitores para que eles possam estar trabalhando com essas crianças, com esses jovens e adolescentes. Serão criadas oficinas de Artes e Cultura, mas vamos trabalhar também com artesanato em cada bairro e na sequência estaremos trabalhando nessas oficinas o carnaval de Manhuaçu”. Fabrício diz que no mês de Agosto mais precisamente no dia 8, está previsto um evento memorável uma vez que foi aceito e apoiado pelo Prefeito Adejair Barros, o projeto para estar trazendo algo de inovador. Fabrício prossegue: “Nós contratamos a Coordenadora do Circuito de Bandas Minas-Rio-Espírito Santo, Niza Drumond para fazer o contato com as Bandas de Música e auxiliar na organização do evento, é sempre bom lembrar que isso só foi possível porque tivemos a grata satisfação de poder contar com várias parcerias. Serão 15 bandas que terão como ponto de  concentração a Igreja Santo Antônio. Deste local, as Bandas seguirão em desfile até a Matriz São Lourenço onde permanecerão em frente a Prefeitura Municipal de Manhuaçu, tocando a partir das 11:00h até as 17:00h várias músicas. Nesse dia também estaremos comemorando o dia dos pais, o quadragésimo sétimo aniversário do 11º BPM que seria no dia 10, e estaremos lembrando que estará fazendo 4 anos o projeto Olho Vivo na Faixa. E aproveitando que já estaremos na semana do padroeiro da cidade São Lourenço, o Padre estará lá fazendo a abertura oficial”. Sobre o intercâmbio de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Fabrício colocou da seguinte forma: “De início eu estou colocando em dia a Cultura e o Turismo, já que o Meio Ambiente é uma pasta bem ampla e apesar de estar associada é de responsabilidade do Dr. Vinícius de Rezende, Secretário de Agricultura que está a frente dessa pasta, estando mais apto a falar sobre esse assunto. Mas, estamos em harmonia, trabalhando sempre em conjunto, realizamos muitas ações em conjunto, uma dessas ações em conjunto é esse encontro que aconteceu no dia 8 de julho, o 4º encontro da CIEA da Zona da Mata ,que teve a Coordenação de Carangola,  o encontro foi na FACIG   teve inicio 14:00 e terminou 16:30, portanto todos aqueles que estão ligados ou possui algum interesse pelo Meio Ambiente puderam estar lá participando”. Fabrício sem querer deixa escapar que está preparando algo inusitado para presentear a cidade de Manhuaçu e em especial os pais Manhuaçuense. Quando lhe foi perguntado do que se tratava ele respondeu: que era uma surpresa, que só saberíamos junto com os demais.

Marta Rodrigues de Aguiar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui