“Terça em Cantoria” & “Quinta da Viola”

231

Tadeu Martins

JEQUITIBAR (Av. Assis Chateaubriand, 577 – Floresta – 3271.6522)

 Os produtores culturais Luiz Trópia e Tadeu Martins se uniram para deixar a noite belo-horizontina mais alegre, criando dois projetos culturais que vão movimentar a capital dos mineiros.

Os projetos acontecerão no Jequitibar, espaço cultural que completa 19 anos em junho próximo. O show de abertura será no dia 09 de março. Ingressos a R$ 10,00.

 TERÇA EM CANTORIA

Todas as terças-feiras, a partir das 20 horas.

A música sempre foi e será o refrescante bálsamo para a angústia e a dureza do dia-a-dia. Principalmente, nos dias atuais, em que a correria e o “stress” tomam conta de todos nós, os citadinos. Mas, a música não tem só esse atributo. É o melhor meio de expressarmos os sentimentos e as emoções, sejam de amor, paixão, alegria ou mesmo de tristeza.

Agora, imaginem a possibilidade de podermos desfrutar de tudo isso, cantando junto a um artista de nossa preferência e admiração! E é isto que quer este projeto, motivar o público a cantar com o artista, pois como nos ensina a sabedoria popular, “Quem canta, os males espanta”.

 Dia 09 de março – 20 horas – HAROLDO E JOSÉ CARLOS SOUZA LIMA

Haroldo e José Carlos são irmãos, nascidos em Belo Horizonte, filhos de um médico que era também cantor de música lírica e sacra (barítono).

Haroldo é advogado e José Carlos é dentista, ambos atuando em BH

nas suas respectivas profissões há cerca de 30 anos.

Desde cedo demonstraram sua aptidão para a música, e na adolescência participaram de grupos musicais de rock’n’roll. Fãs dos Beatles, na década de 70 se enveredaram pelos caminhos da música brasileira, influenciados pelo movimento “rock rural”. A afinação e o bom gosto musical dos irmãos Souza Lima já os levaram a se apresentar em muitos espaços da nossa cidade, merecendo destacar o Grande Teatro do Palácio das Artes.

Nesta Terça em Cantoria vão brindar o público com músicas de Sá, Rodrix e Guarabyra a Almir Sater, passando por Fagner, Belchior, Lulu Santos e outros grandes nomes da MPB.

Próximo Show – Dia 16 – Carlos Bolão & Simone Pontes

 QUINTAS DA VIOLA

Todas as quintas-feiras, a partir das 20 horas.

O movimento da viola caipira está invadindo o Brasil e vários países. Minas Gerais, que sempre foi um celeiro de grandes violeiros, tem grande importância neste processo de valorização da viola. Nomes como Tião Carreiro, Renato Andrade, Pena Branca & Xavantinho, Chico Lobo, Pereira da Viola e Fernando Sodré, ícones deste movimento, e eventos como “Causos & Violas das Gerais” e “Carnaviola” ajudaram a construir a fama de Belo Horizonte como Capital Nacional da Viola.

O Quintas da Viola pretende mostrar ao público grandes violeiros, cada um com seu jeito de tocar, com as suas histórias e com um repertório capaz de agradar aos mais exigentes expectadores. Com este projeto Belo Horizonte ganha um espaço dedicado a este instrumento maravilhoso.

Venham confirmar o que disse Tadeu Martins: “violeiro que pega no pinho, com carinho faz sua escola. Em verdade, violeiro não toca, ele é tocado pela viola”.

 Dia 11 de março – 20 horas – BILORA

Bilora nasceu em Santa Helena de Minas, no Vale do Mucuri, a poucos quilômetros da aldeia dos índios Maxacali. A sua bagagem musical, hoje divulgada em três discos gravados, sendo o mais recente “Nas Entrelinhas”, foi formada com as folias, batuques, cantigas de roda, contradanças, festas juninas, cordéis, e causos da sua região.

Formado em Letras, por 10 anos foi professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Está entre os compositores mais premiados em festivais da canção pelo Brasil, em cidades de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Foi premiado no Canta Minas (organizado pela Rede Globo Minas), no Festival de Música da TV Cultura e no Circuito Paulista de Festivais, em São Paulo. A sua música “Calango na Cidade”, que abre o novo CD, já totalizou 30 premiações em importantes festivais brasileiros como Avaré, Ilha Solteira e São José do Rio Pardo (SP), e Ibotirama (BA), apenas para citar alguns.

Bilora se notabilizou no Brasil ao se classificar em 3º lugar no Festival da Música Brasileira, organizado pela Rede Globo de Televisão, com a música “Tempo das Águas”.

Bilora foi um dos criadores e membros da ANVB (Associação Nacional dos Violeiros do Brasil) e.integra o projeto “Causos e Violas das Gerais” do SESC/MG, que percorre o estado de Minas Gerais desde 2003.

Próximo show – Dia 18 – Wilson Dias

 Informações – Luiz Trópia – 8893.7806 – Tadeu Martins – 8474.2050

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui