Trabalhos de professores da Unimontes são referência nacional

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 Os cursos técnicos oferecidos na modalidade à distância, dentro do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), do Ministério da Educação, passaram a contar com uma nova matriz curricular como referência nacional. A proposta foi elaborada por um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo escolhidos como referência os trabalhos de 86 professores que coordenaram cursos integrantes do sistema em todo o país. Três deles são da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Lançado em 2007, o e-Tec Brasil visa à oferta de educação profissional e tecnológica na modalidade à distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de parceria entre União, estados, Distrito Federal e municípios. O Ministério da Educação é responsável pela assistência financeira no desenvolvimento dos cursos. Aos estados, Distrito Federal e municípios compete a estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais itens necessários para o funcionamento dos cursos.

O Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil conta com 44 instituições vinculadas, sendo 33 federais e 11 da esfera estadual, que ofertam 48 cursos de 10 eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. São atendidos cerca de 29 mil alunos nas diversas regiões do Brasil.

Participação da Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros conta com seis cursos no sistema, aprovados através de edital. Três coordenadores dos cursos oferecidos pela Unimontes foram selecionados para atualizar a matriz curricular que vai servir como referência nacional: Augusto Guilherme Silveira Dias (curso de Agronegócio), Simária de Jesus Soares (curso de Vigilância em Saúde) e Zaida Ângela Marinho de Paiva Crispim, do curso de Gerência em Saúde. Eles participaram ativamente do minucioso trabalho de pesquisa realizado pela equipe da UFSC.

Ainda dentro do e-Tec Brasil, a Unimontes oferece os cursos de Informática (coordenado por Frederico Bida de Oliveira), Meio Ambiente (coordenadora: Edna Helenice Almeida) e Comércio (coordenado por Carlos Alberto Meira).

Análise

A matriz curricular de referência para os cursos do sistema foi montada a partir da análise dos currículos dos cursos existentes. Foi proposta uma sistematização atualizada na organização dos currículos, visando integrar as disciplinas específicas e comuns entre os cursos. Com base em orientação dos professores do Grupo de Pesquisa do Currículo Referência, da Universidade Federal de Santa Catarina, os trabalhos foram desenvolvidos em encontros presenciais em Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Recife (PE) e Brasília (DF).

As propostas foram aprofundadas em discussões virtuais entre os integrantes do grupo de trabalho do mesmo eixo tecnológico, com a colaboração dos professores dos cursos. No processo de elaboração foram realizados estudos para definir o perfil profissional, as competências atitudinais e cognitivas e as habilidades técnicas dos cursos técnicos, com plena participação dos coordenadores dos cursos.

 

Agência minas

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