Uberaba recebe a primeira unidade da Uaitec no Triângulo Mineiro

191

A primeira unidade da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec) no Triângulo Mineiro foi inaugurada nessa segunda-feira (16) em Uberaba. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) coordena o projeto que tem a parceria da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU) e Fundação de Ensino Técnico e Pesquisa de Informática de Uberaba (FETPIU).

A Uaitec irá funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro na readequação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT Markito) e terá como prioridade atender, gratuitamente, aos jovens e ampliar o direito ao conhecimento e à informação. Em um dos seus espaços vai funcionar o CVT, com o objetivo de promover a inclusão social e digital. Para isso, a unidade possui salas de informática equipadas com computadores conectados à internet, laboratório vocacional de música, sala de videoconferência e o Núcleo de Atendimento ao Empreendedor (NAE).

Segundo o secretário Narcio Rodrigues, esse é um projeto inovador que permite um avanço no ensino a distância (EAD) do país. “Nosso objetivo é que com essa mudança do CVT para a rede Uaitec, Minas Gerais ofereça ao longo dos próximos anos mais de 40 mil vagas de ensino superior. A nossa ideia é que a Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais incorpore aparatos da ciência, da tecnologia e da inovação com a parceria com o empreendedorismo e com a iniciativa privada, suprindo as necessidades e anseios do mercado de trabalho da região do Triângulo Mineiro”, ressaltou o secretário.

Além disso, o CVT de Uberaba terá duas incubadoras, uma ligada ao design de produtos e outra a Tecnologia da Informação (TI), em uma governança compartilhada entre a Uaitec, universidades interessadas em aderir ao projeto e setores produtivos vinculados a proposta.

Uaitec

Programa gratuito concebido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), para permitir a construção de um ambiente onde as universidades estaduais, federais mineiras poderão oferecer cursos de graduação, tecnólogos, extensão universitária, idiomas, pós-graduação (mestrado e doutorado), através da implantação de uma rede de Polos de educação a distância (EAD).

Centro Vocacional Tecnológico (CVT)

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) é um projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com apoio das prefeituras municipais e parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação, e aperfeiçoamento profissional.

A rede conta com 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, e 4,5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como um dos estados a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do país. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 700 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e a distância, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet. Já foram investidos, em sua estrutura, mais de R$ 130 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio de emendas parlamentares.

O Centro Vocacional Tecnológico de Uberaba fica na Rua Ronan Martins Marques, 487, 5º andar no bairro Universitário.

 

 

Agência Minas

Postado por Marta Aguiar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui