Ziraldo lança na TV Brasil programa que vai incentivar crianças para a leitura

189
Brasília - O cartunista Ziraldo lança cartilha sobre direitos humanos voltada para o público infanto-juvenil Foto: José Cruz/ABr
Brasília - O cartunista Ziraldo Foto: José Cruz/ABr

 Por Devair G. Oliveira
As estatísticas realizadas até hoje sobre leitura no Brasil não são nada animadora deixa preocupado qualquer pessoa que sabe que o melhor caminho é a leitura e infelizmente não temos boa vontade das autoridades do setor.
Ano passado, o Instituto Pró-livro divulgou uma pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada com mais de 170 mil brasileiros a partir dos 5 anos de idade. O estudo mostra que a população está acostumada a dedicar muito pouco – ou quase nenhum – tempo aos livros. Hábito, que vem passando de pais para filhos. 55% do total dos leitores são do sexo feminino, público maior em quase todos os gêneros – homens lêem mais sobre história, política e ciências sociais. A Bíblia é o livro mais lido por 43 milhões de brasileiros. O segundo colocado segundo a pesquisa é o livro “O Sítio do Picapau Amarelo”, de Monteiro Lobato, apontado como o escritor mais lido no Brasil.
O Jornal das Montanhas mantêm uma coluna especialmente para crianças, no intuito de incentivá-las a leitura. É uma pena que nossas Redes de Televisões visam mais o ibope e não se preocupam com a formação educacional.
Parabenizamos a iniciativa de Ziraldo que tem sido um lutador e defensor da leitura para crianças e agora vem aí seu programa voltado para o incentivo à leitura, tomara que os pais tomem ciência e começam escolher os programas para seus filhos. Devemos pensar como Monteiro Lobato, que um país se faz de homens e livros.
Rio de Janeiro – Estreia no próximo fim de semana um novo programa infantil na TV Brasil, com a participação do escritor e cartunista Ziraldo. Chamado de ABZ do Ziraldo, o programa será apresentado aos domingos, a partir das 12 horas.
Ziraldo fará o papel de um avô e estará acompanhado de um coral infantil e de uma plateia de crianças. Segundo ele, o objetivo é falar para a família brasileira e criar um link entre a televisão e a leitura.
“É preciso consciência de que não dá para deixar seu filho chegar ao computador sem passar antes pelo livro. Se você não lê quando é criança, vai ter mais dificuldades para vencer na vida”, disse Ziraldo, durante o lançamento do programa, que terá 42 minutos de duração.
A cada domingo, será convidado um escritor para divulgar sua obra e ser entrevistado por Ziraldo e pelas crianças. Também haverá conversas entre o apresentador e a plateia sobre assuntos como cidadania, meio ambiente e leitura.
A diretora-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel, classificou a iniciativa como uma nova opção para o público brasileiro, principalmente para quem só pode assistir a canais abertos.
“É o primeiro lançamento de uma série de programas novos que darão uma renovação importantíssima na nossa grade de programação. Estamos perseguindo objetivo de oferecer uma programação infantil de boa qualidade para as crianças que veem tevê aberta”, disse
Fonte: Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui