Júlio César brilha nos pênaltis e Brasil segue após jogo dramático

218

Brasil-vence-o-Chile-no-Mineirao-e-vai-para-as-quartas-de-final-da-Copa-do-Mundo-201406282014_0025
O Brasil teve sua primeira prova de fogo nesta Copa do Mundo. E com muita sorte, eliminou o Chile. A seleção não jogou o seu melhor futebol, dominada na maior parte do tempo, sofreu muito diante do Chile que é um antigo ‘freguês’ com o  empate de 1 x 1 no tempo normal. Nos pênaltis, porém, brilhou a estrela de Júlio César. O goleiro defendeu duas cobranças, salvou o Brasil de uma eliminação precoce e classificou os anfitriões para as quartas de final.

Contestado antes do Mundial por atuar na fraca liga dos Estados Unidos, o camisa 12 deixou o Mineirão como o grande herói do Brasil até aqui na Copa. Uma classificação dramática, no sufoco. Desde o sorteio das chaves, Felipão já previa a dificuldade.

O Brasil finalmente conseguiu colocar em prática uma tática melhor. Marcou forte a saída de bola do Chile, pressionou e abriu o placar no início do jogo. Após cobrança de escanteio, Jara marcou contra em disputa com David Luiz, mas o gol foi dado para o brasileiro. O Brasil era melhor no jogo, o segundo era questão de tempo. Mas em uma falha na defesa de Marcelo e Hulk, em uma cobrança de lateral a bola sobrou dentro da área brasileira para Alexis Sanchez, que empatou.

brasil-e-chile-16
O jogo tomou uma dimensão dramática e com chances de ambos os lados. Aos 9  Hulk marcou, mas a arbitragem entendeu que o atacante ajeitou no braço antes de chutar e anulou o gol.  Júlio César fez milagre no chute de Aránguiz aos 19. Do outro lado Bravo, respondeu com outro milagre cara a cara com Hulk aos 38. Os dois goleiros foram os que mais apareceram na partida com bom desempenho, impedindo que houvesse um vencedor no tempo normal.
Coube a David Luiz abrir as cobranças de  pênaltis convertendo para o Brasil. Júlio César defendeu o chute de Pinilla. Na sequência, porém, Willian chutou para fora. Júlio César também defendeu  a cobrança de Alexis Sanchez. Marcelo ampliou para o Brasil. Aránguiz fez o primeiro gol chileno. Hulk chutou em cima do goleiro Bravo. Marcelo Díaz empatou o duelo. Neymar recolocou a seleção brasileira em vantagem. Na última cobrança, Jara mandou na trave, classificando o Brasil.

JÚLIO CÉSAR  DE ALMA LAVADA

Na copa de 2010,  Júlio Cesar foi apontado como culpado pela eliminação brasileira, o goleiro chegou à redenção logo nas oitavas de final do Mundial de 2014. O camisa 12 se agigantou nas cobranças de pênaltis ao defender duas cobranças. Com a bola rolando, fez uma grande defesa no segundo tempo e garantiu o empate. Saindo como o grande herói da partida.

O lateral direito Daniel Alves foi o pior em campo mais uma vez teve uma atuação ruim. Apareceu pouco no ataque, voltou a ceder espaços na defesa e ainda levou um baile de Vidal pelo lado direito. Na outra lateral, Marcelo também não esteve bem.

Sampaoli orientou sua equipe a adiantar a marcação na saída de bola adversária e os chilenos apertaram os brasileiros desde a grande área. O Chile praticamente dominou todo o jogo e com essa tática saiu o gol de Alexis Sánchez.

A atuação do técnico, Felipão promoveu mudanças na equipe titular, com a entrada de Fernandinho no lugar de Paulinho no meio-campo. A alteração não produziu grandes resultados. O meio-campo brasileiro continuou inoperante na armação, com muitas ligações diretas defesa-ataque.

Não achei elegante:
Os chilenos bem que tentaram imitar os brasileiros  cantando o hino após o fim da melodia. A torcida dos brasileiros, porém, sufocou o cântico com vaias, os chilenos poderiam ter dado o troco, mas respeitaram os brasileiros.

Hacker invade sistema e provoca falso alarme

Um aviso no Twitter da Polícia Federal, gerou apreensão minutos antes da partida. Enquanto jogadores aqueciam, a conta da entidade na rede social,  publicou que havia uma ameaça de bomba no Mineirão, que poderia ser evacuado. Minutos depois, foi revelado que hackers teria invadido o sistema.

Desfalque nas quartas. Luiz Gustavo levou o segundo cartão amarelo e está suspenso para a partida da próxima fase.

BRASIL 1 (3) X (2) 1 CHILE

Brasil: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho (Ramires) e Oscar (Willian); Hulk, Neymar e Fred (Jô). Técnico: Luiz Felipe Scolari

Chile: Bravo; Medel (Rojas), Francisco Silva e Jara; Isla, Marcelo Díaz, Aránguiz, Vidal (Pinilla) e Mena; Vargas (Felipe Gutiérrez) e Alexis Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli

Data: 28/06/2014 – 13h
Local: Mineirão (Belo Horizonte)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Auxiliares: Michael Mullarkey e Darren Cann (ING)
Cartões amarelos: Hulk, Luiz Gustavo, Jô e Daniel Alves (Brasil); Mena, Francisco Silva e Pinilla (Chile)
Gols: David Luiz, aos 17 min, e Alexis Sánchez aos 31 min do 1º tempo

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui