A informação manipulada

320

Por Devair G. Oliveira

Se ainda hoje vemos algum meio de comunicação trabalhando abertamente contra o presidente Bolsonaro, imagina há 20, 30 anos, a manipulação era feita de maneira velada e às vezes sem que a maioria do povo soubesse. A Rede Globo foi decisiva na eleição do presidente Fernando Collor de Mello, a Globo reinou poderosa desde a eleição de Sarney, ajudando a eleger vários políticos no executivo e legislativo.

 A manipulação era tanto que pesquisas, sem nenhuma comprovação eram divulgadas a maneira que melhor lhe convinha aos interessados. Em 1996 o Jornal Diário do Grande ABC acertou com um candidato a prefeito de Santo André para ajudá-lo em sua eleição. Nesta época não existia legislação que regulamentava as pesquisas, de maneira que muitos políticos foram eleitos manipulando dados de pesquisas para influenciar os eleitores.

 O candidato a prefeito pelo PT em seu começo, primeiro foi eleito deputado federal, na cidade existiam outros grupos partidários fortes que ocupavam a preferência dos eleitores em 1°, 2° e 3° lugares, apontados por pesquisas que não foram publicadas, pois o compromisso do Diário era com o deputado federal Celso Daniel pelo PT,  e aparecia nas  pesquisas adversárias em 4° lugar.

Conhece aquela história que uma mentira repetida por muitas vezes acaba sendo aceita como verdade, pois foi assim, não existia legislação que obrigava um órgão de imprensa dar espaço para outros candidatos, hoje isso é proibido, porém assim foi feito as publicações massivamente colocando o candidato nas primeiras colocações para influenciar os eleitores, os comícios eram convidados artistas famosos que levavam multidões e no dia seguinte o jornal Diário estampava páginas inteiras com fotos do candidato e dos artistas acompanhado por pesquisas manipuladas.

O Diário era o maior meio de comunicação da região com milhares de assinantes nas 7 cidades do Grande ABCD (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). Foram três semanas de publicações de pesquisas manipuladas que não correspondia à verdade, só que essas publicidades no jornal e nas emissoras de rádios mudaram a cabeça dos eleitores e daí para frente às pesquisas já batiam com a realidade esperadas pelos coordenadores da campanha. “Não existe opinião pública; o que existe é opinião publicada”. RS Notícias. Apesar de que hoje está mais difícil manipular os eleitores devido à internet, as redes sociais os smart phones deram uma melhor visão para os usuários, mas mesmo assim a Rede Globo, com outras mídias vem tentando de todas as formas manipularem os telespectadores e leitores

Ontem assiste a um vídeo do professor que criticou o presidente Bolsonaro, apesar de ser de direita e ter votado no presidente ele não entende a fraqueza de Bolsonaro, dia 25 o presidente da República discursou no Palácio do Planalto, em presença do ministro Dias Toffoli do STF e falou em colaboração e harmonia entre os poderes de Estado. Tive a impressão de que o presidente recuava de sua atitude até então de guerra, “acabou porra” para ir ao encontro da conduta nobres dos demais poderes, o presidente está acuado e tenho certeza que seus eleitores estão triste, cadê o homem que votamos para mudar o país, o ministro Gilmar Mendes em entrevista à CNN, com sua habitual falta de compostura fez piadinha dizendo que as milícias do Rio podem emprestar um soldado e um cabo”. Também, ao ser eleito para presidir o STF a partir de 10 de setembro, o ministro Luiz Fux afirmou sua disposição de manter o STF “no mais alto patamar das instituições brasileiras”.

Depois os ministros reclamam da indignação do povo, mas eles passaram do limite e sinceramente os eleitores de Bolsonaro esperam outra atitude de Bolsonaro, afinal ele é o Presidente da República eleito democraticamente e vem cada dia recuando mais, agora é esperar o novo Ministro da Educação, mas pela suas palavras não acredito em mudanças, vai com certeza querer agradar Gregos e Troianos.

Precisamos de um alinhamento com o presidente dos Estados Unidos Donald Trump e jamais acertar com a China a parceria do 5G. O embaixador americano no Brasil, Todd Chapman, confirmou em entrevista ao Estado de S.Paulo que os Estados Unidos não irão contribuir com o financiamento do 5G no país, caso o governo do presidente Jair Bolsonaro faça opção por trabalhar na construção das redes da nova tecnologia com a gigante chinesa Huawei, alvo de denúncias de espionagem por parte do presidente Donald Trump. Infelizmente, não podemos se dar ao luxo de ficar neutro temos que escolher um lado e penso que entre a China comunista sem liberdade religiosa e sem liberdade de expressão, temos que ficar com os americanos, país democrático. Espero que Bolsonaro ouça mais o Olavo de Carvalho.

1 COMENTÁRIO

  1. Temos o melhor Presidente do Brasil..Durante toda minha vida apenas vi fraudes roubos,incompetência e o apoio da mídia suja..O País poderia já ter mudado esse caus, Mas o presidente Bolsonaro precisa de apoio que não tem..Só Deus é nós brasileiros unidos em oração, manifestações e gritos de socorro ,Quem sabe eles soltam as mãos travadas do nosso amado PRESIDENTE JAIR Messias Bolsonaro??

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui