Avanços na redução da pobreza em Minas Gerais

177

No Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia fala da redução da pobreza e da desigualdade em Minas Gerais. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão da Presidência da República, apontou uma redução da população considerada em extrema pobreza, superando as médias nacional e da região Sudeste. Em 2001, 9% da população mineira estava nesta situação, índice reduzido para 3% em 2009. Uma queda bem superior à da região Sudeste – de 5,6% para 2,3% – e à do Brasil, 10,5% para 5,2% no mesmo período. “Nós ficamos muito satisfeitos com esses dados vindos do governo federal, do Ipea, que demonstram o acerto que estamos tendo em Minas Gerais nas políticas de inclusão social”, ressalta Anastasia.

O governador destaca, entre outros, o Programa Travessia, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). “O Programa Travessia tem exatamente o objetivo, especialmente nas pequenas cidades, onde o Índice de Desenvolvimento Humano é menor, de fazer uma intervenção direta, não só melhorando a infraestrutura, mas o mais importante, gerando emprego e gerando oportunidades”, ele explica.

Nessa quarta-feira (14), foi dado o primeiro passo para implantação do Programa Travessia em 75 municípios mineiros, com o início da capacitação do projeto Porta a Porta. Esse projeto busca, de casa em casa, famílias em situação de privação social, que são atendidas pelas ações do Programa Travessia. Mais de 200 mil domicílios devem ser visitados.

Segundo o Anastasia, os programas sociais do Governo de Minas estão sendo aperfeiçoados, ainda mais, para aumentar a inclusão e qualidade de vida dos mineiros. “Este ano nós criamos, com apoio da Assembleia Legislativa, o Fundo Estadual da Pobreza, que é exatamente uma forma nova de gerarmos recursos para os programas sociais e alavancarmos, também, recursos federais para uma melhoria das ações sociais em Minas Gerais”, conclui o governador.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus e de forma espontânea. O Programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto (para jornais impressos e online), áudio (para rádio e podcast/web) e vídeo (em qualidade HD).

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui