Brasil lidera participação latino-americana no #MuseumWeek

158

download

Com um total de 54 museus, o Brasil lidera a participação latino-americana na segunda edição do evento global #MuseumWeek. A América Latina, como um todo, teve 90 instituições inscritas. A iniciativa começou hoje (23) nas redes sociais e se estenderá até o próximo domingo (29). A campanha mundial tem o objetivo de promover o intercâmbio online e a participação ativa dos visitantes.

A superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Mariana Varzea, disse que o #MuseumWeek está, pela primeira vez, com uma participação muito forte muito intensa e articulada do Brasil. Os quatro museus vinculados à rede do estado estão participando do movimento: o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu do Ingá, o Museu Antônio Parreiras e o Museu da Moda-Casa da Marquesa de Santos.

Mariana destacou que o mais interessante, na iniciativa mundial, são os temas propostos pelos organizadores do #MuseumWeek. “[São assuntos] que “eles nos desafiaram a refletir”. Nesta segunda-feira, por exemplo, os funcionários dos diferentes museus de todo o mundo, por meio da hashtag #secretsMW, compartilham informações e curiosidades sobre a parte que o público desconhece das instituições.

A rede cultural do estado do Rio de Janeiro optou por trabalhar sobre as áreas de conservação. Dados sobre reservas técnicas, áreas de montagem de exposições, croquis das exposições, áreas de vigilância de meteorologia e climatização das obras estão sendo compartilhados. “Os museus estão tentando mostrar coisas que estão por trás do seu trabalho, seus segredos”.

Cada dia terá um tema diferente, atendendo ao que foi proposto pelos promotores do evento internacional. Amanhã (24), caberá ao público compartilhar as memórias que têm dos museus durante visitas às diversas exposições que fizeram, utilizando a hashtag#souvenirsMW. Os museus também poderão oferecer as lembranças relacionadas à instituição que estão à venda em suas lojas.

Na quarta-feira, a recomendação é que os museus exibam aspectos arquitetônicos do prédio e do seu redor, por meio da hashtag #architetectureMW. Na quinta-feira, será a vez do público prestar homenagem ao museu de sua preferência, usando a hashtag #inspirationMW, na qual selecionará os elementos que, em sua opinião, caracterizem a instituição.

Na sexta-feira, terão destaque as atividades oferecidas pelos museus às famílias por meio dahashtag #familyMW, enquanto, no sábado, o público será convidado a compartilhar as obras ou ambientes que mais gostam de apreciar nos museus usando a hashtag #favMW. Para finalizar a semana de celebração cultural, visitantes e funcionários dos museus deverão postar fotos em que o museu é o pano de fundo usando a hashtag #poseMW.

O mais importante, reforçou Mariana, é o Brasil estar fazendo sua estreia nesse grande movimento global. “O público precisa se acostumar, os museus também, começando a participar, tentando dinamizar os assuntos”. Ela acredita que, a partir de agora, os museus do país poderão aumentar de modo significativo a quantidade de visitantes. “Acho que pode aumentar a curiosidade do público. É uma forma de os museus se reconhecerem e se conhecerem. Às vezes, nós temos museus com afinidades de desafios e também de soluções”.

Mariana lembrou que essa é a primeira vez também que os museus têm a oportunidade de se colocarem em uma rede mundial sobre assuntos e não sobre técnicas ligadas à área profissional. “E interessar principalmente para o público, que pode ter acesso a esses segredos e a uma informação que, a rigor, não é muito divulgada normalmente”.

Dos quatro museus ligados ao estado, três se encontram em fase de restauro (MIS, em construção na nova sede; o Museu Antônio Parreiras; e o Museu da Moda-Casa da Marquesa de Santos) e estão abertos apenas para pesquisadores. A expectativa da superintendente é que o #MuseumWeek contribua para se colocar mais museus em rede. “É poder oferecer ao público informações interessantes e que nem sempre são as que a gente pode dar acesso, conhecer o funcionamento das instituições, de forma a atrair novos públicos e interessados na cultura museológica brasileira, que é muito rica”, concluiu.

A lista completa de museus participantes e a agenda de hashtags poderão ser encontradas na página da  #MuseumWeek.

Agência Brasil.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui